Belém recebe exposição inspirada na iconografia amazônica e estética do tecnobrega


“Iconopop Amazonista” é um trabalho do multiartista Jonathan Camelo e recebe o público gratuitamente. Exposição “Iconopop Amazonista” do multiartista Jonathan Camelo
Cand Figueira
Uma exposição que explora a fusão vibrante da iconografia amazônica com a estética ousada do tecnobrega chega em Belém, nesta terça-feira (13), com abertura a partir das 19h, na Casa das Artes, localizada no bairro de Nazaré.
A expressão artística, intitulada “Iconopop Amazonista” é do multiartista Jonathan Camelo. O evento terá entrada gratuita e pode ser visitado até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Galeria Ruy Meira, no espaço da Casa das Arte.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Entre as inspirações para a composição estão o som dos rios, das aparelhagens e a pluralidade cultural da região amazônica.
Em ‘Iconopop Amazonista’, “o tecnobrega, conhecido por sua fusão de ritmos eletrônicos e influências regionais, emerge como um movimento artístico plástico visual crucial, sob a visão do ribeirinho futurismo. A exposição não apenas honra as raízes culturais ancestrais das comunidades ribeirinhas amazônicas, mas também projeta essas tradições em um futuro imaginativo e dinâmico”, explica o idealizador do projeto, Jonathan Camelo.
Na exposição, Jonathan apresenta o conceito das “aparelhagens vestíveis”, trazendo a rica história visual da Amazônia, mas também incorporam estéticas contemporâneas e tecnológicas.
Além disso, a exposição tem o papel de educar e informar aqueles que a visitarem. No entanto, ela também busca inspirar um diálogo global sobre a importância da preservação cultural e da inovação criativa.
Exposição “Iconopop Amazonista” do multiartista Jonathan Camelo
Cand Figueira
Segundo o multiartista, os visitantes que passarem pela Casa das Artes no mês de agosto vão mergulhar em uma jornada visual e sensorial, explorando as interseções entre tradição e modernidade, presente e futuro.
“A coleção ‘Iconopop Amazonista’ é um testemunho da capacidade infinita de nossa cultura de se reinventar e prosperar. É uma celebração de nossas raízes profundas e uma afirmação de nossa presença no mundo moderno através de uma perspectiva futurista”, finaliza.
O projeto é realizado por meio do Edital de Moda e Design da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC). E tem apoio da Fundação Cultural do Pará, da Galeria Ruy Meira, da Cervejaria Cabôca e da Amazonique.
Sobre Jonathan Camelo
Pesquisador e multiartista na Amazônia Paraense, Jonathan Camelo é natural de Santarém, mas foi criado em Almeirim, cidade do Baixo Amazonas, distante 36 horas de barco da capital paraense.
Graduado em Design de Produtos pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2014), o paraense atua há quase uma década no mercado criativo paraense.
Seu trabalho é reconhecido principalmente pelo desenvolvimento de coleções, estampas e figurinos que combinam tradição e ancestralidade com a modernidade e urbanidade amazônica paraense.
Jonathan já colaborou em exposições de prestígio como “Temtucupínotacacá” no Minas Trend Preview e a “Ocupação Dona Onete” no Itaú Cultural.
Além disso, assina figurinos para diversos artistas locais e também atua na direção criativa de moda para videoclipes e shows.
SERVIÇO
Vernissage da Exposição “ICONOPOP AMAZONISTA”
Data: 13 de agosto (terça)
Horário: 19h
Local: Galeria Ruy Meira, Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 – Nazaré
Entrada gratuita
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.