Gaby Amarantos ganha o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará


Vencedora do Grammy Latino, a artista é a maior representante do tecnobrega. O Projeto de Lei que eleva a obra da Gaby à Patrimônio Cultural foi aprovado nesta terça-feira (3), na Alepa. Gaby Amarantos no festival Mada, em 2023.
Foto: Luana Tayze
Vencedora do Grammy Latino, Gaby Amarantos, artista paraense e maior nome do tecnobrega no mundo, teve sua obra musical reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, por meio do Projeto de Lei nº 714/2023, aprovada nesta terça-feira (3) pela Assembleia Legislativa do Pará.
A proposta, aprovada por unanimidade, teve autoria da deputada Lívia Duarte (Psol), que associou a homenagem com a luta de quem nasceu na periferia e venceu o Grammy Latino com o trabalho artístico.
“Nós sabemos a dificuldade que é para uma mulher preta, nascida na periferia, vencer prêmios, e foi o que aconteceu em 2023, quando Gaby levou o Grammy na categoria de ‘Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa’. Para mim, é uma honra reconhecer isso porque ela tem história”, comentou.
Gaby Amarantos é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Do Jurunas para o Grammy Latino
Nascida e criada no bairro do Jurunas, na periferia de Belém, Gabriela Amaral dos Santos, seu nome de registro, começou a carreira como cantora na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, onde participava do coral.
Gaby Amarantos chamou a atenção da sua comunidade por sua voz grave, porém suave, onde cantava na igreja e passou a ser chamada para cantar em bandas locais, até chegar na banda TecnoShow.
Uma das maiores representantes do tecnobrega, a cantora é considerada a percursora do ritmo e levou ao Brasil e ao mundo a música que mistura beats eletrônicos, riffs de guitarra e muita composição regional.
O sucesso da música rendeu à Gaby a alcunha de “Beyoncé do Pará”, e em 2012, ela lançou seu primeiro disco solo, “Treme”, com hits como “Ex Mai Love” e “Xirley”.
Recentemente, Gaby teve seu trabalho reconhecido internacionalmente através do Grammy Latino 2023 , onde venceu na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com o álbum “Technoshow”.
VÍDEOS: veja todas as notícias do g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.