Aeroporto de Viracopos recebe tecnologia avançada para detecção de drogas e explosivos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passou a operar com equipamentos de última geração para a detecção de drogas e explosivos. Os aparelhos foram doados pela Administração de Segurança de Transporte (TSA), agência dos Estados Unidos (EUA) responsável pela segurança da aviação civil.

Os novos aparelhos incluem raio-x de visão dupla, escâner corporal e equipamento de detecção de traços de explosivos. Viracopos é o primeiro aeroporto na América do Sul a receber uma doação desse tipo de equipamentos de triagem.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Avaliado em US$ 2 milhões, o escâner foi financiado pela Agência de Contraterrorismo do Departamento de Estado e parceria com o Departamento de Justiça americano.

 A inauguração ocorreu nesta sexta-feira, 24, e contou com a presença de representantes do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, da TSA, da Embaixada dos EUA no Brasil, da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e da Polícia Federal (PF).

Viracopos
Aeroporto de Viracopos, em Campinas | Foto: Divulgação

Os novos equipamentos são similares aos usados pela TSA nos aeroportos americanos. E garantem uma triagem mais eficaz entre os passageiros. O objetivo é aumentar a segurança da aviação, mitigar riscos e reforçar a forte parceria entre os EUA e o Brasil.

Como funcionam os escâneres em Viracopos

No total, são cinco aparelhos de raios-x de visão dupla que permitem ao operador virar digitalmente a bagagem para analisar melhor objetos suspeitos. O raio-x faz rastreio não apenas em malas, mas sacos plásticos, pastas, mochilas, pacotes de diversos formatos e outros objetos de pequeno e médio porte transportados à mão.

As imagens são de alta definição e conseguem diferenciar materiais por código de cores que ajudam a detectar diversos objetos, inclusive armas e drogas.

O post Aeroporto de Viracopos recebe tecnologia avançada para detecção de drogas e explosivos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.