VÍDEO: tornado de fogo é registrado pela 2ª vez durante incêndio no Pantanal de MS

Conforme os meteorologistas da Climatempo, o fenômeno se forma quando os grandes incêndios geram calor intenso, fazendo o ar quente subir rapidamente e criando fortes correntes de ar ascendentes. Tornado de fogo é registrado pela 2ª vez durante incêndio no Pantanal
Um tornado de fogo foi registrado no Pantanal de Mato Grosso do Sul, em Aquidauana (MS), onde as chamas têm ameaçado propriedades privadas. Nesta segunda-feira (2), brigadistas também registraram um caminhão pipa trabalhando para combater a turfa – um dos incêndios florestais mais complexos.
LEIA TAMBÉM
Redemoinho gigante de fogo é registrado no Pantanal; incêndios ameaçam santuário de onças
Fogo ameaça fazenda de Almir Sater e cantor pede socorro ao presidente Lula
Serra de Maracaju: bombeiros tentam conter incêndio há 3 dias em área que divide Pantanal
O tornado foi registrado na sexta-feira (30) pelo sub-tenente Silvio Lucas Costa, do Corpo de Bombeiros. Ele fez parte da equipe que veio do Rio Grande do Sul ajudar no combate ao fogo na região da Fazenda Santa Maria, em Aquidauana, a 136 km de Campo Grande. Veja o vídeo acima.
Segundo ele, os incêndios começaram na região no dia 27 de agosto, quando os próprios fazendeiros e trabalhadores deram início ao combate. O serviço foi reforçado com a chegada dos militares, na quinta-feira (29). Eles ficaram no local até domingo (31) e, nesta segunda-feira (2), o fogo no local está controlado. 
Conforme os meteorologista da Climatempo, o tornado de fogo se forma quando grandes incêndios geram calor intenso, fazendo o ar quente subir rapidamente e criando fortes correntes ascendentes.
“Ventos fortes que encontram essas correntes podem começar a girar devido a redemoinhos ou mudanças na direção do vento. Importante destacar que nos últimos dias o vento estava bem intenso no estado. O calor extremo cria uma área de baixa pressão ao redor do fogo, atraindo mais ar e intensificando o giro. À medida que o ar quente e ascendente gira, ele forma uma coluna de fumaça visível, funcionando de forma similar a um tornado comum”, explica.
Turfa
Além do tornado, ainda na área do Pantanal de Aquidauana, os combatentes registraram o fogo de Turfa, um dos incêndios florestais mais complexos na hora do combate. Veja o vídeo abaixo.
Fogo de Turfa continua devastando o Pantanal de MS
A turfa é um tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade, tornando-se altamente inflamável. Essa matéria orgânica possui várias camadas sob o solo do Pantanal.
O que é a turfa do Pantanal e por que ela torna o combate ao fogo ainda mais difícil
O biólogo e diretor de comunicação da ONG SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, explica que devido aos períodos de cheia e seca, o Pantanal acaba acumulando camadas de matéria orgânica que concentra uma espécie de fogo subterrâneo.
“O que acontece, durante os períodos de secas e cheias nas estações da região, vão se criando camadas de matéria orgânica no solo. Imagina toda essa matéria acumulada ao longo de vários anos, é o ambiente propício para focos de incêndios. É uma característica do Pantanal que dificulta o combate aos incêndios, daí surge o fogo de turfa ou “fogo subterrâneo”, que queima sem que as pessoas percebam, nas camadas mais profundas de toda essa matéria orgânica”, explica Figueirôa.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.