Defesa Civil de SP alerta para alto risco de queimadas em quase todo o estado

Onda de incêndios atingiu cidades do interior de SPReprodução/Defesa Civil de SP

A Defesa Civil de São Paulo alerta para o risco elevado para incêndios nos próximos dias em quase todo o estado. O órgão divulgou novos mapas de risco com previsões para até a próxima terça-feira (3).

Os gráficos elencam quatro níveis de risco: baixo, alto, alerta e emergência. Eles também indicam altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar, falta de chuva e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h.

Na próxima segunda (2), todo o estado está sob risco de emergência de queimadas, incluindo áreas do litoral.

Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem4 de 5 Projeção de risco de incêndios em SP para esta segunda-feira (2)Defesa Civil SP

Nas regiões de Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, as temperaturas podem chegar a 35°C, com umidade do ar abaixo de 20%.

A Defesa Civil emitiu alerta máximo para 48 cidades do estado por conta das queimadas que atingiram o interior no último fim de semana.

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil fez série de recomendações para evitar que a situação se agrave e conscientizar a população acerca do perigo das queimadas:

  • As queimadas podem causar problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares, pois emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana;
  • Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, faça sempre o descarte no lugar indicado;
  • Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;
  • A soltura de balões, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios;
  • Incêndios florestais podem causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.

Ao avistar fumaça suspeita ou focos de incêndio na mata, a recomendação é informar imediatamente ao Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.