Pai de quadrigêmeas que completam 2 meses de internação comemora primeiro ‘Dia dos Pais’ no hospital: ‘Aproveitar o máximo com elas’


Dia dos Pais é comemorado neste domingo (11). Lavínia, Laura, Helena e Heloísa estão internadas na UTI neonatal do HCM de Rio Preto (SP) desde o dia 10 de junho e estão saudáveis. Eloi Richarti segura as filhas no HCM em Rio Preto (SP)
Eloi Richarti/Arquivo pessoal
O pai das quadrigêmeas, que completaram dois meses de internação desde o nascimento, vai celebrar o primeiro Dia dos Pais no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) em São José do Rio Preto (SP). As meninas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal desde o dia 10 de junho. Segundo a família, estão saudáveis.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O Dia dos Pais é comemorado neste domingo (11). Apesar de atípico, por estar no hospital, o pai das meninas, Eloi Richarti, de 42 anos, disse ao g1 que sempre sonhou com a oportunidade de celebrar a data, que, agora, carrega um significado quatro vezes mais especial.
Eloi e Vivian seguram as filhas quadrigêmeas no colo no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) em Rio Preto (SP)
Eloi Richarti/Arquivo pessoal
“É uma felicidade enorme, tem hora que parece que a ficha não caiu, mas está sendo bem legal. É uma sensação única, só tenho a agradecer. Vai ser atípico, mas estarei cedinho lá com elas, só quero poder aproveitar o primeiro Dia dos Pais ao máximo com elas”, celebra Eloi.
Lavínia, Laura, Helena e Heloísa chegaram ao mundo prematuramente com sete meses, com 33 e 36 centímetros e pesando entre 500 e 900 gramas e, desde então, estão no hospital para ganhar peso e se desenvolverem de forma adequada.
Eloi Richarti aproveita ‘Dia dos Pais’ com as filhas no hospital em Rio Preto (SP)
Eloi Richarti/Arquivo pessoal
A internação prolongada tem sido um teste de resistência e paciência para os pais, que se dizem firmes e otimistas para que possam ter as filhas em casa, o quanto antes. De acordo com Eloi, as pequenas estão com peso entre 1,8 quilos e 1,2 quilos.
Laura e Helena, que atingiram o peso ideal, já receberam alta médica, mas os pais optaram por levá-las juntas, uma vez que dificultaria para a mãe, Viviane Papani, de 38 anos, estar em contato com elas.
Eloi segura certidão de nascimento das filhas quadrigêmeas em Rio Preto (SP)
Eloi Richarti/Arquivo pessoal
Apesar de serem incentivadas a se alimentar pela amamentação, o pai revelou que Heloísa e Lavínia ainda contam com a ajuda da sonda. Além disso, Lavínia, Laura e Helena não têm mais o suporte respiratório. Heloísa tem previsão para retirá-lo na segunda-feira (12).
“Já estamos bem próximo da nossa vida que vamos ter em casa, então estamos a um passo para poder ir embora. Deus me presenteou com muito mais do que eu pedi. O Dia dos Pais agora tem um significado todo diferente”, comenta Eloi.
Exame de Viviane Papani, que comprovou que a gestação era de quadrigêmeos em São José do Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
No colo pela primeira vez
Em junho, Viviane segurou as filhas no colo pela primeira vez. À reportagem, ela contou que conseguiu fazer o método “canguru” que consiste em colocar o recém-nascido em contato com o corpo dos pais por duas horas.
Mãe segura filhas no colo pela primeira vez após dar à luz quadrigêmeas em Rio Preto (SP)
Viviane Papani/Arquivo pessoal
Viviane recebeu alta médica no dia 13 de junho. Desde então, comparece todos os dias no HCM para acompanhar a evolução clínica das filhas. A mãe ainda comentou que a expectativa está alta para levá-las para casa, a cada vitória do quadro clínico.
“É a sensação mais maravilhosa do mundo. Sentir elas coladinhas é uma sensação que não tem como explicar. Lágrimas rolam de alegria em cada momento. Cada dia faremos com uma para não ficarem com ciúmes, mas temos contato com elas o tempo todo”, reforça a mãe.
Parto antecipado
Viviane e Eloi estão casados há três anos e moram em Olímpia (SP). Após a troca das alianças, eles fizeram várias tentativas para que ela engravidasse de forma natural, mas não obtiveram sucesso.
Viviane e Eloi Richarti, pais das quadrigêmeas, com o ginecologista Carlos Eduardo Ferreira, em São José do Rio Preto (SP)
HCM/Divulgação
Lavínia, Laura, Helena e Heloísa são frutos de uma gestação que se desenvolveu por meio de fertilização in vitro, feita em dezembro do ano passado.
Dois embriões foram implantados e, para a felicidade dos pais, foram fecundados. A notícia inicial de que seriam gêmeas se transformou quando os exames revelaram que uma delas havia se dividido em mais duas, dando origem a três gêmeas univitelinas (idênticas) e mais uma irmã de óvulo diferente.
Casal durante revelação do sexo das quadrigêmeas em Olímpia (SP)
Arquivo pessoal
O casal, que sonhava com pelo menos um bebê, teve o pedido atendido em dose quadruplicada. Eloi conta que, após a boa notícia, Viviane teve uma gestação tranquila, apesar de considerada de risco.
A mãe afirmou que foi avisada pelos profissionais de que o parto seria antecipado. Surpreendendo Viviane e os médicos, a gestação durou 28 semanas, ou seja, sete meses. Uma equipe com 30 profissionais de saúde participou da cesariana no HCM de Rio Preto.
‘Árvore da vida’ com detalhes de cada um dos bebês após o nascimento em São José do Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
Uma “árvore da vida” com características como peso e tamanho das crianças foi feita logo após o nascimento das quadrigêmeas. Em seguida, elas foram encaminhadas para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Lavínia, Laura, Helena e Heloísa vieram ao mundo em Rio Preto (SP)
Prefeitura de Olímpia/Divulgação
Nascimento histórico
Segundo a Prefeitura de Olímpia, uma consulta no Cartório de Registro Civil da cidade, o sistema, que possui dados desde a década de 30, confirmou que este é o primeiro caso de quadrigêmeas do município e um dos únicos de toda a região.
O nascimento histórico deixou não só os familiares, mas também amigos do casal muito felizes e na torcida para o começo de uma nova fase.
Viviane Papani, moradora de Olímpia (SP), deu à luz primeiro caso de quadrigêmeos
Prefeitura de Olímpia/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.