OAB de Balneário Camboriú terá palestras gratuitas no Dia Mundial do Autismo

Nesta quarta-feira, 2, a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Balneário Camboriú (OAB/BC) promove duas palestras voltadas ao tema “Autismo, Família e Sociedade: Juntos para conscientizar, incluir e transformar”.

O assunto será abordado no projeto “Quarta na OAB”, quando a subseção abre as portas ao público. A ação é organizada pela Comissão de Direito à Saúde e Pessoa com Deficiência, sob a coordenação de Luciana Eugênia Galli.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

A vereadora e advogada Jade Martins será uma das palestrantes. Com o título “Do outro lado da porta: A jornada de uma mãe atípica”, ela conta que vai abordar o que vivencia junto com a filha.

“2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A gente acaba durante o mês todo fazendo várias ações de conscientização, de falar sobre o assunto. Ser advogada, atuar e militar nessa causa há bastante tempo, a minha fala amanhã vai fugir um pouco desse protocolo jurídico, no sentido de sensibilizar mesmo toda a nossa comunidade e na minha principal missão dessa vida, que é ser uma mãe atípica”, relata a advogada.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DA RÁDIO MENINA BC NO WHATSAPP

A outra palestra será feita pelo Dr. Aderlan Camargo, com o tema “Superando desafios: A jornada de um Delegado Autista”. O autismo é um transtorno neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.

Como mãe atípica, Jade destaca a importância de abrir esse espaço de discussão com a sociedade. “Eu fico até emocionada de poder falar sobre isso. Vai ser um espaço muito rico, de muita troca, de muita informação, numa comunidade voltada para a questão jurídica, mas com um olhar agora na experiência de estar, literalmente, do outro lado da porta.”


DIREITOS E INFORMAÇÃO

A advogada relata que teve de ultrapassar barreiras tanto na área jurídica quando assistencial para garantir os direitos de sua filha.

“Em que pese ser uma mãe advogada com conhecimento na causa, eu também enfrentei grandes barreiras não só na área jurídica, mas na área assistencial para poder garantir o direito da minha filha. É um momento de falar sobre esse tema, falar sobre as dificuldades que nós, mães atípicas, encontramos no nosso dia a dia”, detalha Jade.

Ela ressalta a importância da informação e conscientização voltadas à inclusão e quebra de preconceitos. “Quanto mais a gente falar sobre o assunto, quanto mais informação a gente trouxer, esses preconceitos que ainda hoje existem, que são velados muitas vezes, mas existem, a gente vai quebrando essas barreiras. É isso que faz com que a inclusão, de fato, aconteça”, afirma Jade.


Como participar?

O “Quarta na OAB” ocorre na sede da Ordem de Balneário Camboriú, que fica na Rua 916, 612, no Centro da cidade. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas na secretaria da subseção ou pelo WhatsApp: (47) 3366-2060.


fique bem-informado no portal menina

Professores ACTs se reúnem na Prefeitura de Camboriú para cobrar salários pagos com erros desde fevereiro

Vídeo: entregadores de aplicativos se manifestam em BC e Itajaí; entenda a greve

Adicionar aos favoritos o Link permanente.