
O barista Thiago Sabino, da Sabino Torrefação, de São Paulo (SP), brilhou no Campeonato Brasileiro de Brewers Cup 2025 e levou para casa o título de melhor do país na preparação de café especial filtrado.
Sabino impressionou os jurados ao preparar e apresentar, em apenas 10 minutos, o café filtrado mais equilibrado e saboroso da disputa. O pódio também contou com Gabriel Agrelli, da Daterra Coffee/Abigail Coffee (vice-campeão), e Daniel Vaz, da Five Roasters (terceiro lugar). A competição, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a ApexBrasil, aconteceu entre os dias 20 e 22 de março no Instituto Agronômico, em Campinas (SP).
Nas redes sociais, Sabino celebrou a conquista e revelou que o caminho até o título foi marcado por desafios. “Depois de sete anos desde meu último título nacional, havia declarado minha aposentadoria dos campeonatos, mas o fogo que ardia dentro de mim não havia se apagado. Prometi que voltaria mais forte e determinado do que nunca. E aqui estou, campeão brasileiro de Brewers Cup 2025! É um sentimento indescritível, uma mistura de alegria, alívio e orgulho”, escreveu.

Com um histórico vitorioso no barismo, Sabino já conquistou os títulos nacionais de Coffee in Good Spirits e, por duas vezes, o de Barista. Agora, ele carrega a missão de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Brewers Cup, que acontece de 15 a 17 de maio, em Jacarta, na Indonésia.
Brasil no cenário mundial do café especial
Para Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA, o sucesso das competições de barismo no Brasil reflete a qualidade dos cafés nacionais e o empenho dos produtores e dos baristas, que fazem o trabalho de conectar a produção ao consumidor final. “A nossa mensagem ao mundo é que a BSCA, como entidade que representa os cafés especiais do Brasil, tem essa vocação de protagonismo, de inovação e de realizar trabalhos, como os campeonatos de barismo, para projetar nosso setor em todo mundo”, disse em nota.
O post Da aposentadoria ao título: saiba quem é o novo campeão de preparo de café no Brasil apareceu primeiro em Agro Estadão.