Alto Bananeira vai ser o palco de uma das comidas italianas mais gostosas que os “buona gente”, trouxeram para as terras capixabas. Estamos falando do socol, que nos dias 3 e 4 de maio será muito degustado na 23ª Festa do Socol em Venda Nova do Imigrante.
Além da oportunidade de apreciar o autêntico socol, haverá atrações e diversão para toda a família.
Técnica italiana que os capixabas aprenderam a amar
O socol é uma iguaria nascida na Itália e que os imigrantes trouxeram quando vieram para o Espírito Santo. A técnica consiste em usar cortes de carne, preferencialmente pescoço do porco, por ser mais saborosa. Esse corte de carne é temperado com sal, alho e um mix de ervas que ajudam no sabor e também a manter a conservação da carne de forma artesanal, do mesmo jeito que as “nonas” faziam.
Depois de temperada a carne, ela é embalada em tripas naturais e segue para o próximo processo que é a cura, onde pode ficar de dois a três meses. Essa forma de conservar a carne era muito utilizada pelos moradores do norte da Itália, num período em que não se tinha refrigerador e a melhor forma de manter a carne fresca, era usar esse processo, além daquele outro método mais conhecido que é de fritar a carne e guardar dentro das latas com banha.