A Biblioteca Cine por Elas, no bairro Cristóvão Colombo, na cidade de Vila Velha (ES) convida para mais um evento gratuito realizado em suas dependências: no dia 5 de abril (sábado), com início às 15h, acontece Roda de Conversa com a autora capixaba Carla Guerson, sobre o livro “O som do tapa”. Com inscrições abertas, o encontro terá mediação da produtora cultural Fabíola Mozine e disponibilizará para os primeiros 20 inscritos um kit com ecobag e uma cópia do livro “O som do tapa”, entre outros brindes. Inscreva-se!
A escrita é uma ponte entre culturas, entre vivências e dá à autora a capacidade de transformar vidas. Seguindo essa premissa, a autora Carla Guerson traz em sua carreira uma série de publicações, em verso e prosa, como o romance “Todo mundo tem mãe, Catarina”, da Editora Reformatório (2024); o livro de poesia “Fogo de Palha”, pela editora Pedregulho (2022); e o tema da conversa, os contos criados para “O som do tapa”, da Editora Patuá (2021). Além disso, a artista ministra oficinas de escrita criativa e é idealizadora e coordenadora do Coletivo Escreviventes.
Na roda de conversa, Carla Guerson conta a sua trajetória como escritora, falando sobre os processos criativos, o trabalho da escrita, a relação com as editoras e como realiza a divulgação de suas obras. Entre os temas também está o papel da escrita feita por mulheres.
Conheça o projeto Biblioteca Cine por Elas
Com objetivo de apresentar a leitura e a escrita, enquanto incentiva a livre expressão e a busca por conhecimento, o projeto deseja dar ferramentas para as participantes transformarem o seu mundo interno. Em parceria com a comunidade e escolas locais, o projeto Biblioteca Cine Por Elas acontece em quatro encontros: a primeira atividade aconteceu no fim de março, com a oficina de contação de histórias, e as próximas atividades são a oficina de escrita criativa (10/5); e oficina de zine (14/6).
Pensada para priorizar pessoas do sexo feminino, entre 10 e 29 anos, moradoras do bairro de Cristóvão Colombo e arredores, cada uma das oficinas serão realizadas em um dia, sempre aos sábados, com cerca de 2 horas de duração e intervalo.
O Projeto é realizado pelo Cine Por Elas com recurso do Funcultura e Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo @secult.es, selecionado no edital Diversidade Cultural – Territórios Criativos.
“O coletivo diversificou as opções de atividades para que possa ter mais de uma forma de interessar uma possível leitora ou escritora, seja pela contação de histórias, pela roda de conversa com outras escritoras capixabas, pela oficina de escrita criativa ou pela oficina prática de Zine. Todas elas têm um objetivo simples, introduzir essas jovens em um mundo novo em que pode se expressar”, conta Fabíola Mozine, uma das responsáveis pelo coletivo Cine Por Elas.