Anvisa interdita creme dental da Colgate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint depois de relatos de reações alérgicas por consumidores. O produto, lançado em julho de 2024, substituiu o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho na nova fórmula.

A interdição do produto tem prazo previsto em lei de 90 dias, mas a Colgate pode recorrer da decisão liminar.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Apenas neste ano, os consumidores registraram pelo menos oito notificações de reações adversas, depois do uso do produto. Os principais eventos adversos são inchaço de amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Colgate se manifesta sobre nova fórmula do creme dental

Depois das queixas, a Colgate afirmou que a alteração na fórmula é segura. Segundo a empresa, o fluoreto de estanho é seguro e amplamente utilizado em cremes dentais ao redor do mundo.

A Colgate enfatizou que “a nova fórmula é o resultado de mais de dez anos de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”.

Creme dental Colgate
Creme Dental Colgate Total 12 Clean Mint teve alteração na fórmula | Foto: Reprodução

Segundo a empresa, todos os ingredientes passam por testes rigorosos de segurança e recebem aprovação de agências regulatórias internacionais.

A Colgate informou ainda que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes — como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”. Nessas situações, a recomendação é parar de usar o produto.

O post Anvisa interdita creme dental da Colgate apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.