Disponível para aposentados e pensionistas do INSS, o crédito consignado traz importantes benefícios por contar com uma taxa de juros reduzidas. Nesta terça, uma nova reunião será realizada para definir o índice a ser cobrado.

Atualmente, o consignado do INSS obedece um limite na taxa de juros. Na prática, isso significa que as instituições financeiras que oferecem o modelo de crédito não podem cobrar taxas maiores para os aposentados ou pensionistas.
Essa regulação é realizada com o objetivo de evitar cobranças abusivas e o aumento do endividamento da população brasileira.
No entanto, essas taxas são revisadas de forma rotineira. Para tal, é realizada uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
Segundo o Jornal O Globo, um novo encontro acontece nesta terça-feira (25) para discutir um possível aumento dos juros do consignado dos aposentados e pensionistas do INSS.
Atualmente, o limite é de 1,80% ao mês. No entanto, os bancos deverão apresentar uma proposta de aumento para 1,99% ao mês.

Quando você vai receber do INSS?

Quando você vai receber do INSS?
A perspectiva é de que a decisão sobre a mudança seja divulgada pelo INSS na tarde desta terça.
Entenda como funciona o consignado do INSS:
- A modalidade de crédito é oferecida para aposentados ou pensionistas pelo órgão federal;
- O tipo de empréstimo tem juros reduzidos já que possibilita o desconto das parcelas na folha de pagamento;
- Dessa forma, existe a garantia de que o total concedido será quitado pelo aposentado ou pensionista já que o desconto é feito automaticamente;
- Por conta dessa facilidade, é possível oferecer taxas de juros reduzidas para o trabalhador;
- Além disso, o INSS é responsável por definir um teto nos juros a serem pagos pelo cidadão.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o empréstimo pode ser solicitado em diversas instituições financeiras.
Atualmente, o INSS libera uma consulta sobre as instituições no portal do Meu INSS.
Dessa forma, o aposentado ou pensionista pode realizar a consulta de forma simplificada para decidir onde irá solicitar o empréstimo.
O post Consignado do INSS pode ter um novo rumo a partir de HOJE (25/03); veja o que muda nos empréstimos apareceu primeiro em FDR.