Brasil é o 5º país mais feliz do mundo; o que lidera o ranking irá te surpreender

Os brasileiros estão entre os povos mais felizes do mundo, é o que aponta a pesquisa “Global Happiness 2025“, divulgada pela Ipsos em 30 países.

O Brasil é o quinto colocado do ranking, com 79% dos entrevistados dizendo que são felizes, atrás apenas de Índia (88%), Holanda (86%), México (82%) e Indonésia (80%).

Pesquisa global ponta que o Brasil é o 5º país mais feliz do mundo; Índia lidera ranking

Na outra ponta, os cidadãos que menos indicam que estão felizes são os húngaros (39%), turcos (41%), sul-coreanos (46%), japoneses (48%) e alemães (56%).

Apesar de ocupar uma posição elevada no ranking de felicidade, apenas 34% dos brasileiros consideram sua qualidade de vida atual como boa, colocando o país entre os mais negativos no quesito qualidade de vida entre os países entrevistados.

Novamente, os mais felizes, Índia, Holanda, México e Indonésia também aparecem no topo desse quesito. O Brasil aparece empatado com a Espanha e o Peru na insatisfação com a qualidade de vida, com o Japão aparecendo em último lugar na lista com apenas 13% de satisfação declarada.

📅 Curte eventos e dicas imperdíveis? Então entre no canal da Catraca Livre no WhatsApp e fique atualizado! ✅

O que gera felicidade?

Sobre o que gera felicidade, na média dos 30 países pesquisados, 36% dos participantes afirmaram que a relação familiar é o principal motivo, 35% citam “se sentir amado(a)” e 25% citam “ter o controle da própria vida”. A vida financeira (24%), o trabalho (15%), e a vida social (apenas 5%) aparecem com menos força na lista . 

No Brasil, o principal motivo citado é a satisfação com a saúde mental e o bem-estar físico, citado por 33%, sendo o terceiro país que deu maior peso a este motivo, atrás apenas de Peru (37%) e Espanha (35%).

A pesquisa também evidenciou que, embora a família e o amor sejam grandes fontes de felicidade, a falta de dinheiro é a principal causa de infelicidade quando a pergunta é os motivos que causam infelicidade –o motivo o principal citado na média global (58%) e também no Brasil (48%).

A pesquisa entrevistou aproximadamente 2.000 pessoas no Japão, 1.000 pessoas na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, México, Nova Zelândia, Espanha e EUA, e 500 indivíduos cada na Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Hungria, Indonésia, Irlanda, Malásia, Holanda, Peru, Polônia, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Tailândia e Turquia.

Ranking de felicidade da ONU

A pesquisa da Ipsos foi divulgada no mesmo dia que a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou os dados do Relatório Mundial da Felicidade (World Happiness Report 2025), documento anual que mede a felicidade em 147 nações.

Nele, o Brasil ocupa a 36ª colocação, sendo o segundo da América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º).  Em relação ao relatório do ano passado, o país subiu oito posições.

O ranking é liderado pela Finlândia pelo oitavo ano consecutivo, seguida da Dinamarca, Islândia, Suécia e Holanda. 

O relatório, elaborado em parceria com a Gallup e a Universidade de Oxford, avalia fatores como PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade, generosidade e percepção de corrupção.

Os 20 países mais felizes do mundo, segundo a ONU

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Holanda
  6. Costa Rica
  7. Noruega
  8. Israel
  9. Luxemburgo
  10. México
  11. Austrália
  12. Nova Zelândia
  13. Suíça
  14. Bélgica
  15. Irlanda
  16. Lituânia
  17. Áustria
  18. Canadá
  19. Eslovênia
  20. República Tcheca

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.