TV Integração completa 60 anos: O programa ‘A Saga do Zebu’


O especial exibido originalmente em 2002 mostra a equipe de reportagem da emissora percorrendo 35 mil km para contar a história do gado importado da Índia até a chegar em Uberaba. A Saga do Zebu – gado
Reprodução/TV Integração
Em 2024, Uberaba foi reconhecida como Geoparque Mundial. Para ganhar a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o município incluiu três pilares principais: “Local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”, “Capital Mundial do Zebu” e “Terra dos Dinossauros do Brasil”.
Pilares estes que foram temas não só de diversas reportagens, mas também de programas especiais da TV Integração.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A “Capital Mundial do Zebu”, por exemplo, foi retratada em 2002, no programa especial: A Saga do Zebu. Veja abaixo as três partes do programa.
A equipe de reportagem percorreu 35 mil km, visitando 15 cidades em cinco países, para contar a história do gado importado da Índia.
A história de Lontra, um dos primeiros zebuínos que desembarcou em Uberaba no início do século XX, foi relembrada.
A história de Lontra, um dos primeiros zebuínos que chegou a Uberaba no início do século XX, foi relembrada
Reprodução/TV Integração
“Meu avô teve 42 contos de réis pelo Lontra. […] Ele achava que um dia íamos exportar carne para o mundo e está acontecendo”, contou o pecuarista Antônio Loureiro ao programa.
Outras histórias que marcaram a pecuária brasileira, como a transformação de Uberaba na “Meca do Zebu”, foram detalhadas durante o programa.
O especial também mostrou como o Brasil se tornou uma potência no setor, o protagonismo da carne bovina brasileira no mercado mundial e os avanços tecnológicos que revolucionaram a pecuária.
A Saga do Zebu – carne brasileira
Reprodução/TV Integração
“A carne brasileira tem uma imagem muito boa aqui na Europa. […] Eu acho que a imagem da carne hoje está melhor que a do futebol (brasileiro)”, disse o engenheiro agrônomo Fernando Sampaio, que trabalhava na Holanda quando o programa foi exibido.
“A pecuária no Brasil está muito mais dinâmica e o pecuarista muito mais eficiente”, destacou à época o pecuarista Cláudio Sabino.
A Saga do Zebu – lembranças da pecuária brasileira
Reprodução/TV Integração
Especial A Saga do Zebu
Parte 1
Memória TV Integração – A Saga do Zebu – Parte 1
Parte 2
Memória TV Integração – A Saga do Zebu – Parte 2
Parte 3
Memória TV Integração – A Saga do Zebu – Parte 3
Ficha técnica
Tempo de vídeo: 70 minutos
Ano de veiculação: 2002
Créditos: Daniela Murad (apresentação); Luiz Gustavo e Indiara Ferreira (reportagens); Júlio Prado, Thaís Garcia, Cleide Bernardes, Frinéia Chaves, Camila Aguiar e Ângela Salomão (produção); Henrique Mendes, Clécio Duarte (cinegrafistas); Rogério Garcia, Éder Francisco (edição de imagens); Esdras Paiva (direção)
Pesquisa: Fátima Diniz e Francisca Rocha
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.