70 anos de Eddie Van Halen: relembre 7 performances históricas do guitarrista

Eddie Van Halen em seu último show
Reprodução/YouTube

Querido por todo mundo no meio do rock, uma lenda para os fãs e uma das maiores referências da guitarra em todos os tempos: Eddie Van Halen reunia todas as qualidades de um rockstar clássico, mas também era muito alinhado aos novos tempos.

Infelizmente, o fundador do Van Halen nos deixou cedo demais em 2020, aos 65 anos de idade, mas seu legado continua e está sendo muito celebrado neste mês de janeiro de 2025, quando ele completaria sete décadas de vida neste dia 26!

Para marcar a data, o TMDQA! reuniu sete performances de Eddie de cair o queixo, que estão disponíveis pra todo mundo ver no YouTube.

Você verá abaixo solos ao vivo de hits como “Beat It”, “Hot for Teacher” e “Eruption”, que demonstram toda a técnica do guitarrista e se tornaram alguns dos registros mais icônicos da história do rock. Qual é a sua preferida?!

7 performances históricas de Eddie Van Halen

“Eruption” ao vivo no The Forum (1982)

Durante toda a carreira nos palcos, Eddie transformou “Eruption”, uma música com menos de 2 minutos do álbum de estreia do Van Halen, em um dos principais momentos nos shows. Nesta apresentação durante a turnê de Diver Down, ele deu uma aula de guitarra mostrando todas as suas técnicas inovadoras em um solo de mais de 10 minutos.

Solo de 10 minutos em show histórico no Brasil (1983)

No ano seguinte, durante a primeira (e única) passagem do Van Halen aqui pelo Brasil, Eddie também tomou o centro do palco por 10 minutos para fazer uma improvisação que ficaria pra sempre marcada nas memórias de quem estava presente, e também entraria para a história do guitarrista como um de seus momentos mais icônicos.

“Hot for Teacher” ao vivo em Montreal (1984)

Considerado por muitos o melhor álbum do Van Halen, 1984 trouxe o mega hit “Hot for Teacher”. Além de ter uma das introduções mais marcantes do rock, a música era transformada ao vivo para dar protagonismo a Eddie. Durante um show no Canadá no mesmo ano de lançamento do disco, o guitarrista msotrou toda a sua virtuose.

Performance histórica de “Beat It” com Michael Jackson (1984)

Talvez o solo mais icônico de toda a carreira de Eddie não seja em uma música do Van Halen, e sim em um clássico do Rei do Pop. Em uma rara aparição juntos, o guitarrista se juntou a Michael Jackson em 1984 para tocar “Beat It”, e com a estrela que essas duas lendas tinham em cima do palco, eles conseguiram levar a canção para um patamar ainda mais alto!

“Panama” no DVD Live Without a Net (1986)

O álbum 1984 também marcou a fase mais técnica dos riffs e solos de Eddie, o que ficou claro nas performances do clássico “Panama”. Dois anos depois, durante a gravação do DVD Live Without a Net, o guitarrista fez uma mistura perfeita de groove, feeling, improvisação e técnica, tudo isso com a energia avassaladora e hipnotizante que Eddie tinha ao vivo.

“Ain’t Talkin’ ’Bout Love” ao vivo no Japão (2013)

Agora pulamos para o Eddie do século 21, que parecia não perder nada de sua habilidade e sensibilidade! Ele também conquistou o outro lado do mundo com vários shows no Japão, e uma dessas apresentações, em 2013, ficou marcada para sempre na história graças à performance do guitarrista no hit “Ain’t Talkin’ ’Bout Love”.

O último show de Eddie com o Van Halen (2015)

Quem esteve no Hollywood Bowl de Los Angeles, no dia 4 de outubro de 2015, talvez nem imaginasse que estava tendo a sorte de ver Eddie se apresentando pela última vez com o Van Halen. Como seria impossível destacar um só momento desse show histórico, recuperamos abaixo o registro da performance inteira. Saudades!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post 70 anos de Eddie Van Halen: relembre 7 performances históricas do guitarrista apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.