Ribeirão Pires: um refúgio cheio de charme a apenas 40 km de São Paulo

Se você está buscando um destino diferente para aproveitar os dias ensolarados de inverno, Ribeirão Pires é a pedida certa! Localizada às margens da represa Billings, essa cidade encantadora reúne atrações para todos os gostos: religiosas, ecológicas e rurais.

Natureza exuberante e história para contar

Na região da Billings, a natureza dá um show à parte. Um dos destaques é o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, localizado em uma área de proteção de mananciais.

Por lá, você vai se encantar com a flora típica da Mata Atlântica, como a samambaia-açu e os ipês-roxo e amarelo, e com os habitantes ilustres da fauna local: pacas, capivaras, tatus, saguis e até jaguatiricas!

Localizado numa área de proteção de mananciais, em Ribeirão Pires é possível encontrar várias espécies da flora da Mata Atlântica – Divulgação 

Para quem gosta de história, a Capela de Nossa Senhora do Pilar, ou simplesmente Capela do Pilar, é parada obrigatória. Fundada em 1714 como cumprimento de uma promessa, a construção está em meio a um cenário único, também protegido por mananciais.

Sabores e tradições no Festival do Chocolate

Ribeirão Pires é sinônimo de boas histórias e bons sabores. Na Vila do Doce, inaugurada em 2008, quiosques de artesanato e delícias gastronômicas atraem moradores e turistas. E, claro, é ali que a cidade ganha destaque com o famoso Festival do Chocolate.

📲 A Catraca Livre no seu WhatsApp! Receba cultura, lazer e informações de forma rápida. 💡
A Vila do Doce, em Ribeirão Pires, é um espaço tomado por quiosques de alimentação e artesanato – Divulgação 

Cultura japonesa e paz para a alma

Sabia que Ribeirão Pires tem um pezinho na cultura japonesa?

Desde os anos 1940, a cidade carrega influências dessa tradição, que podem ser vivenciadas no Parque Oriental e na Torre de Miroku. O Parque Oriental é um verdadeiro oásis de 60 mil m² às margens da represa, com espaços como o Jardim Zen, o Pavilhão de Exposições e a Casa do Origami, rodeados por paisagens de tirar o fôlego.

Já a Torre de Miroku, com seus imponentes 32 metros de altura, é o maior monumento japonês do Brasil e um convite à contemplação e à harmonia.

 Torre de Miroku, com seus imponentes 32 metros de altura, é o maior monumento japonês do Brasil – Divulgação 

Como chegar? 

Chegar a Ribeirão Pires é fácil. Partindo de São Paulo, pegue a Rodovia Anchieta (SP-150) sentido Santos, siga até a saída para Riacho Grande e entre na Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Daí, é só seguir até a terceira rotatória e pronto: você estará na entrada dessa cidade encantadora. Prepare-se para descobrir Ribeirão Pires, um destino que vai conquistar o seu coração com paisagens incríveis, sabores marcantes e uma boa dose de tranquilidade!

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.