‘Chuva’ de aranhas em cidade mineira viraliza na web; veja vídeo

Uma teia de aranha gigante, semelhante a uma “chuva de aranhas”, tomou parte do céu na cidade de São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais. O vídeo, gravado pela ativista ambiental Bruna Naomí no fim do mês passado, viralizou nas redes sociais. Apesar de assustar alguns internautas, o fenômeno ocorre regularmente no mesmo local e marca o início da temporada de reprodução da espécie.

Veja o vídeo:

Bruna explicou na publicação que as aranhas pertencem à espécie Parawixia bistriata e não oferecem risco aos humanos. “Elas fazem essa teia gigantesca que atravessa a estrada, passam o dia dormindo e saem no final da tarde”, esclareceu a ativista.

A temporada de reprodução é intensificada pelo clima quente. Durante esse período, as fêmeas aguardam os machos em suas teias para a troca de gametas (células sexuais), garantindo a continuidade da espécie.

O biólogo Kayron Passos conversou com o UOL para explicar o comportamento das aranhas e usou até o termo “surubão” para descrever o fenômeno. Ele ainda detalhou: “É um surubão de aranhas. As fêmeas possuem uma estrutura chamada espermateca, onde armazenam o sêmen de diferentes machos para fecundar os ovos. Assim, elas garantem uma maior variabilidade genética, aumentando as chances de sobrevivência da espécie.”

ANA CORA LIMA (FolhaPress)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.