VÍDEO: turistas viralizam na web ao mostrar choques culturais que tiveram em Brasília

Faixas de pedestres respeitadas, postes ‘sem fio’ e endereços enigmáticos são características que causam estranhamentos a quem chega pela primeira vez na capital. Vídeo publicado nas redes sociais de Mich Lopes impressionada com a faixa de pedestres.
Faixa de pedestres, endereços com siglas e postes “sem fio” são algumas das características de Brasília que mais causam surpresa em quem visita a cidade planejada por Oscar Niemeyer pela primeira vez.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Turistas foram até as redes sociais para mostrar os “choques culturais” que tiveram na capital e acabaram viralizando na web. A influenciadora carioca Mich Lopes foi uma delas.
Ela viaja pelo Brasil mostrando diferentes lugares e visitou o quadradinho em 2024, quando se surpreendeu com algo que é motivo de orgulho para muito morador da capital: carros parando nas faixas de pedestre após os pedestres sinalizarem.
“Isso é completamente surreal. Não existe isso em lugar nenhum do mundo. Me dá até ‘nervosinho’, me deu vergonha de fazer assim (sinal da vida) com a mãozinha”, diz a influenciadora (veja vídeo no início da reportagem).
Postes ‘sem fio’ 💡
Vídeo de Vini Vecchi nas redes sociais chocado com os postes “sem fio”.
Postes “sem fio” no centro da capital chamaram atenção do influenciador paulista Vini Vecchi enquanto “turistava” em Brasília. No vídeo viralizado, ao caminhar pela w3 Sul, ele se surpreende ao saber que os fios estão enterrados (veja vídeo acima).
👉 O Plano Piloto concentra a maior parte da fiação subterrânea de energia do Distrito Federal
“Subterrâneos? Na cidade inteira? Impossível. Por isso eu estava sentindo uma ‘vibe’ que parece que a gente está em outro país”, diz Vini.
Endereços 🗺️
Vídeo de Nicolas Sarubbi nas redes sociais explicando os endereços no DF.
Os endereços “diferentões” podem gerar confusão nos turistas e pessoas que se mudaram recentemente para a capital. Diferente de outras capitais, onde as pessoas se localizam por nomes de ruas e avenidas, Brasília usa siglas.
O influenciador Nicolas Sarubbi mostra em um vídeo nas redes sociais como eles funcionam (veja vídeo acima).
“Para quem vem de uma cidade tipo São Paulo, onde as ruas são nomes de pessoas totalmente aleatórias, é muito confuso andar em Brasília. Só que depois de um tempo que você fica aqui, você começa a ver que é prático”, diz Nicolas.
LEIA TAMBÉM
BRASÍLIA PLANEJADA: veja imagens de como eram propostas para construção da capital.
ARQUITETURA: paróquia de brasília premiada internacionalmente e considerada uma das mais ‘espetaculares’ do mundo.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.