Carro de 7 lugares usado: 10 fatos sobre a Chevrolet Zafira

Ter um carro de 7 lugares é uma necessidade para muita gente com família grande. Acontece que os modelos 0 km mais em conta atualmente passam dos R$ 100 mil, e os dois banquinhos extras são bem “mais ou menos”. O mesmo não se pode dizer da Chevrolet Zafira.

Lançada no começo dos anos 2000, a minivan média logo se destacou no segmento justamente por ser um carro de 7 lugares com nível de conforto elevado. Hoje, é opção de usado para quem precisa de espaço e não está afim de gastar demais para ter isso.

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Veja agora 10 fatos sobre a Chevrolet Zafira, uma das melhores opções de carro de 7 lugares do mercado de usados.

História da Chevrolet Zafira

A Chevrolet Zafira foi a resposta da General Motors no segmento de minivans médias, que começou com a chegada da Renault Scénic. Projeto da europeia Opel (hoje marca da Stellantis), o carro foi apresentado no Brasil em abril de 2001, com alguns meses de diferença para outra rival, a Citroën Xsara Picasso.

Durante sua trajetória no país, a Chevrolet Zafira mudou pouco. E manteve sempre o mesmo motor 2.0 (com variações 8 válvulas e 16 válvulas). O powertrain começou a ser flex em 2004 e, para aproveitar a “novidades”, a minivan foi reestilizada.

O motor multiválvulas ficou pelo caminho, enquanto o conjunto 8V foi recalibrado em 2011, quando teve a potência elevada. Mas durou pouco tempo. No ano seguinte a Chevrolet Zafira deixou de ser produzida.

Ao todo, 100 mil unidades foram feitas em 11 anos. Além disso, foi a única minivan média do mercado brasileiro a ter como opção a configuração de carro de 7 lugares.

Zafira foi apresenta no Brasil em 2001
Principalmente concorrente era Renault Scenic

Base do Astra

A Chevrolet Zafira é baseada no Astra de segunda geração, que também foi produzido no Brasil. Eram tempos em que a GM fazia modelos oriundos da Opel, sua divisão europeia. Além da minivan, a montadora produziu localmente carros como Kadett, Vectra, Omega e Meriva.

Bom lembrar que, nos anos 2010, a GM vendeu a Opel para a PSA Peugeot Citroën. Porém, bem antes disso, a fabricante passou a fazer modelos baseados em projetos chineses e sul-coreanos – estes, da ex-Daewoo -, como Cobalt, Onix e Spin.

chevrolet zafira elegance azul frente parado
Zafira foi reestilizada discretamente em 2004, quando o motor também virou flex

Zafira é menor do que a Spin

Acredite: a Chevrolet Zafira tem 4,33 metros de comprimento. A sua “sucessora” no quesito “opção de carro de 7 lugares”, a Spin, mede 4,42 metros de um para-choque a outro, 9 cm a mais. A veterana perde feio também na largura (1,74 m contra 1,95 m) e até na altura (1,68 m x 1,69 m).

Espaço interno é melhor

Nenhum ex-dono ou mesmo taxista que tenha migrado da Zafira para a Spin vai acreditar muito nisso. Provavelmente vai sacar a fita métrica para ver se não enlouqueci. Isso porque o aproveitamento de espaço da veterana minivan é bem melhor.

Para começar, são 2,70 metros de entre-eixos (a Spin tem 8 cm a menos), o que garante bom espaço para os passageiros da segunda fila. Na frente, motorista e carona também ficam bem à vontade, sem que o condutor abra mão daquela posição elevada de dirigir tão admirada em minivans.

Lá atrás, o sistema Flex7 das versões de 7 lugares do carro se vale de dois bancos retráteis. Eles podem ser totalmente embutidos, o que deixa o assoalho plano e abre espaço para um volume de quase 600 litros de bagagem. Com os bancos levantados, restam apenas 90 litros de porta-malas

Dinâmica

Minivanns têm fama de desengonçadas, mas a Chevrolet Zafira é diferente nesse quesito. Graças ao centro de gravidade mais baixo, esse carro de 7 lugares, alto e com entre-eixos longo, é obediente nas curvas.

A suspensão mais firme também contribui para um monovolume na mão, cuja carroceria torce dentro do esperado. A direção só vacila em velocidades acima dos 100 km/h.

Motor da Zafira

Vamos focar no 2.0 8V, já que o 16V dá dor de cabeça e tem manutenção mais cara. O conhecido motor Família II da GM consegue mover a minivan de 1.400 kg sem grandes dramas. Obviamente falamos de um carro de 7 lugares com proposta familiar e bastante comportado, por isso as acelerações são graduais.

No caso da Chevrolet Zafira já com potência aumentada para 140 cv com etanol e 133 cv, com gasolina (pós-2009), as relações mais curtas das marchas baixas do câmbio manual garantem certa agilidade nas arrancadas. Só não queira um 0 a 100 km/h abaixo dos 12 segundos.

Com o câmbio automático de quatro marchas, as acelerações são um pouco mais demoradas. Já o torque máximo 19,7/18,9 kgfm a 2.600 rpm dá uma forcinha para as retomadas.

motor 8v flexpower chevrolet zafira

Consumo da Zafira

Agora, não há milagre no consumo para uma minivan pesada, com motor flex e mais de 130 cv. As médias com etanol na cidade ficam na faixa dos 6 km/l e com gasolina giram na casa dos 8 km/l.

Melhor opção: Zafira Elite 2012

Sugerimos a Chevrolet Zafira na versão mais completa Elite e ano 2012. Além de ser um carro de 7 lugares, oferece, na parte de segurança, quatro airbags, freios com ABS e EBD, espelho retrovisor eletrocrômico, regulagem de altura dos faróis, travamento automático das portas e alarme.

No conforto, ar automático, direção hidráulica, trio elétrico, regulagens de altura e de profundidade do volante, abertura remota da tampa do porta-malas e piloto automático. Teto-solar e rodas de liga leve com aros de 16” dão um toque jovial.

Segundo a KBB Brasil, a Chevrolet Zafira Elite 2012 é negociada nos seguintes preços.

  • Preço de Loja: R$ 41.098 – R$ 44.668
  • Preço de Particular: R$ 36.925 – R$ 40.265
  • Preço de troca: R$ 29.375 – R$ 32.965

Série de despedida da Zafira

Em seu último ano, a Chevrolet Zafira teve direito a uma série especial Collection – nome igual foi usado nas despedidas do Vectra e da Meriva. A tiragem do carro de 7 lugares foi limitada a 500 unidades e na cor cinza Rusk. Tem bancos de couro, emblemas na carroceria, além de chaveiro e manual do proprietário personalizados.

Manutenção

Por ser um carro de 7 lugares com conjunto mecânico conhecido e muito vendido, a Chevrolet Zafira não assusta na manutenção – isso com o motor 8V. Porém, algumas peças são difíceis de achar, além de caras.

  • Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiro: de R$ 120 a R$ 210
  • Kit com 4 velas de ignição: de R$ 70 a R$ 130
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 160 a R$ 280
  • Bomba de combustível: de R$ 310 a R$ 500
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 300 a R$ 520 (par)
  • Farol dianteiro: de R$ 250 a R$ 450
  • Para-choque traseiro: de R$ 320 a R$ 560

Principais problemas da Chevrolet Zafira

Em fóruns sobre a minivan existem muitas reclamações em relação ao trambulador do câmbio manual. Há também relatos de problemas no sistema de abertura do corpo de borboletas, que pode travar o motor e cujo reparo custa mais de R$ 2 mil.

Em modelos que tiveram a potência do 2.0 8V aumentada há relatos de falhas ao dar a partida e nas acelerações. Folgas nos cabeçotes também são recorrentes no caso desse carro usado de 7 lugares.

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