Prefeito de Praia Grande (SP) nomeia genro, sobrinha e neto para secretarias

O prefeito de Praia Grande (SP), Alberto Mourão (MDB-SP), nomeou o genro, a sobrinha e o neto para secretarias estratégicas da cidade do litoral paulista. A informação foi divulgada pelo portal UOL, nesta sexta-feira, 10.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Cássio Navarro, genro do prefeito, foi indicado para a Secretaria de Governo. Soraia Milan, sobrinha de Mourão, permanece à frente da Secretaria de Serviços Urbanos, enquanto Lucas Mourão Glerean, seu neto, assume a Secretaria de Projetos Especiais e Estratégicos.

Debate sobre as nomeações em Praia Grande

Essas nomeações reacenderam o debate sobre nepotismo no Brasil, especialmente em cargos de confiança e natureza política.

De acordo com uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2008, a nomeação de parentes até o terceiro grau para cargos públicos administrativos viola a Constituição. No entanto, há exceções para cargos de natureza política. 

O STF está analisando, desde junho do ano passado, uma ação que pode uniformizar o entendimento sobre essas nomeações.

Perfil dos nomeados

Cássio Navarro é empresário no setor de construção civil e possui vasta experiência política. Ele foi vereador em Praia Grande aos 21 anos, em 2001, e reeleito em 2004 (legislatura de 2005-2008). Em 2014, foi eleito deputado estadual, cargo que disputou novamente em 2018 e 2022, ficando como suplente. Na gestão anterior da cidade, entre 2021 e 2024, liderou a Secretaria de Governo sob Raquel Chini (Republicanos).

Soraia Milan, por sua vez, é engenheira civil e funcionária da prefeitura desde 2001. Em 2018, foi nomeada para a Secretaria de Assuntos Institucionais e, desde 2021, lidera a Secretaria de Serviços Urbanos. 

Já Lucas Mourão Glerean, que assume um cargo público pela primeira vez, tem experiência como diretor de operações da Mourão Construtora, empresa familiar ligada à gestão do prefeito.

O post Prefeito de Praia Grande (SP) nomeia genro, sobrinha e neto para secretarias apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.