Em 2024, Lula dobrou o número de entrevistas de 2023; maioria foi para Grupo Globo

Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou sua presença na mídia ao conceder 43 entrevistas exclusivas, quase o dobro das 22 realizadas em 2023. Dessa forma, nos dois primeiros anos de seu terceiro mandato, Lula acumulou um total de 65 entrevistas exclusivas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Os dados, que cobrem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, foram levantados pelo site Poder360. A análise considerou as agendas do Palácio do Planalto e as divulgações de entrevistas pela mídia.

O meio que Lula mais utilizou foram as rádios locais, com 19 entrevistas. As TVs vêm logo na sequência, com 13 registros, seguidas de 11 aparições exclusivas em veículos digitais.

Grupo Globo lidera entrevistas exclusivas com Lula

Foto de Maju Coutinho, apresentadora do Fantástico
Maju Coutinho é a apresentadora do Fantástico | Foto: Reprodução/TV Globo

O Grupo Globo destacou-se com o maior número de entrevistas exclusivas com Lula. Ao todo, foram oito, distribuídas entre a rádio CBN, o jornal O Globo, a GloboNews, a TV Globo e suas afiliadas.

A última entrevista do ano foi ao programa Fantástico, da TV Globo, logo depois de Lula receber alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Durante a conversa, o tom foi ameno, mas a edição final foi crítica, com duração de 19 minutos e 49 segundos.

Leia mais: “Globo e PT: tudo a ver”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 250 da Revista Oeste

Em comparação, o ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu o dobro de entrevistas exclusivas que Lula nos dois primeiros anos de mandato, 134. Bolsonaro preferiu a TV, especialmente a Jovem Pan, com 28 entrevistas, e apenas três foram aos veículos da família Marinho.

Estratégia de comunicação e mudanças na Secom

O novo ministro da Secretaria de Comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Sidônio Palmeira
Sidônio Palmeira, novo ministro da Secretaria de Comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A estratégia de comunicação do governo Lula repete práticas antigas, com foco na televisão, para alcançar o público geral. No entanto, a crescente relevância das redes sociais gera debates internos sobre a eficácia dessa abordagem e incomoda o próprio presidente. Lula está em plena mudança na Secretaria de Comunicação (Secom).

Neste mês, o marqueteiro da campanha de Lula, Sidônio Palmeira, assumiu a pasta. Essa mudança visa não apenas a melhorar a comunicação do governo, mas também a preparar o terreno para uma possível candidatura de Lula à reeleição em 2026 ou para a escolha de um sucessor.

O ex-ministro da Secom Paulo Pimenta deve assumir outra posição importante, como a Secretaria-Geral da Presidência ou a liderança do governo na Câmara, já que é deputado eleito.

Leia também: “A hora da verdade sobre Lula”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 249 da Revista Oeste

José Chrispiniano, atual secretário de Imprensa, dará lugar a Laércio Portela, que foi ministro interino da Secom em 2024 e atualmente é secretário de Comunicação Institucional. Sidônio Palmeira recebeu liberdade para implementar outras mudanças significativas na Secom, para fortalecer a comunicação do governo.

O post Em 2024, Lula dobrou o número de entrevistas de 2023; maioria foi para Grupo Globo apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.