Estoques baixos e desafios climáticos pressionam cadeia de citros 

Adobe Stock

O cenário ainda é incerto para o setor de citrus brasileiro em 2025. Apesar do retorno das chuvas em áreas produtoras do estado de São Paulo e do triângulo mineiro, as perspectivas para a safra 2025/26 seguem indefinidas. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as flores abertas em meados de outubro foram consideradas volumosas, mas o desenvolvimento da temporada ainda dependerá do clima no decorrer da safra.

O quadro de incerteza deixa o setor em alerta devido às perdas previstas na temporada anterior. De acordo com o Fundecitrus, a safra 2024/25 de laranja deve atingir 223,14 milhões de caixas de 40,8 kg da fruta. Volume 27,4% menor frente a 2023/24. 

“Essa produção muito aquém dos padrões para o cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo Mineiro deve levar a um cenário de estoques de suco de laranja praticamente zerados ao fim da temporada, sendo necessário uma safra 2025/26 muito boa para que se tenha ao menos uma leve recuperação”, alertam os pesquisadores do Cepea. 

Conforme cálculos dos pesquisadores, nem mesmo uma diminuição nas exportações brasileiras de suco de laranja em 2024/25 será suficiente para impedir uma queda acentuada no volume de suco armazenado, o que manterá elevada a necessidade de matéria-prima por parte das fábricas. 

Além disso, o estado norte-americano da Flórida — um dos principais produtores globais — tem registrado recuo nos estoques e precisará importar mais insumo brasileiro, o que colabora ainda mais com a sustentação das cotações aqui no Brasil. 

Dados divulgados em dezembro pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que a produção da safra 2024/25 de laranjas na Flórida deve somar 12 milhões de caixas de 40,8 kg — queda de 20% frente ao relatório de outubro. Além do greening, a quebra se deve à passagem do furacão “Milton” pelo estado norte-americano no começo de outubro de 2024, que atingiu boa parte das fazendas produtoras de laranja.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

O post Estoques baixos e desafios climáticos pressionam cadeia de citros  apareceu primeiro em Agro Estadão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.