Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro 

clima chuvas

Chuvas acima ou na média para o mês de janeiro devem ser a tendência climática na maior parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já as temperaturas devem ficar altas e também acima do registrado na média dos últimos janeiros.

Chuvas acima da média

Alguns estados como Paraná, Amapá, Ceará, Paraíba e Alagoas devem receber um volume de precipitações maior do que nos últimos anos para o primeiro mês do ano. Quantidades expressivas de água também são esperadas no centro-sul de São Paulo, nordeste de Mato Grosso, no noroeste do Amazonas e centro-norte do Pará. 

Chuvas abaixo da média

A área que vai do Espírito Santo e passa por Minas Gerais, Goiás, sul do Tocantins, oeste, norte e sul da Bahia deve registrar um volume menor de chuvas. Em algumas partes, como no norte e centro mineiro e na divisa entre Goiás e Tocantins, a situação pode ser mais crítica, com redução de até 150 milímetros em relação à média de janeiro nessas localidades. 

Outras partes como sul do Rio Grande do Sul, centro-norte de Rondônia, sul do Acre, noroeste de Mato Grosso, sudeste do Pará e centro do Maranhão também devem receber menos chuvas neste mês. 

Clima com tempo quente

O Inmet não descarta a possibilidade de alguns dias de calor intenso durante o mês de janeiro em boa parte do país. A previsão é de que a temperatura esteja pelo menos de 0,4ºC a 1ºC acima do registrado para época do ano em todas as regiões do Brasil. Em alguns pontos da Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso do Sul, essa elevação pode beirar os 2ºC.

Em algumas zonas pontuais do Amazonas, Amapá, Sudoeste do Paraná, leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul, os termômetros podem indicar temperaturas abaixo ou na média para janeiro. Segundo o órgão, isso é “ devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura”.

2024 foi o ano mais quente da história

Segundo o Inmet, a média das temperaturas ficou em 25,02ºC durante o ano de 2024. Isso significa cerca de 0,79ºC acima da média histórica entre 1991 e 2020. Em 2023, a média já havia sido mais alta – 0,69ºC acima da média histórica. 

O Instituto ressalta que os anos de maior temperatura estavam sob influência do fenômeno El Niño, com intensidade de forte a muito forte.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo. 

O post Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro  apareceu primeiro em Agro Estadão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.