Aurora boreal de Ano Novo encanta os céus dos EUA e da Europa

Enquanto muitos celebravam a chegada de 2025 com fogos de artifício, um espetáculo natural ajudou a enfeitar os céus de algumas partes da Terra: a aurora boreal. 

Na terça-feira (31), véspera do Ano Novo, duas grandes erupções solares dispararam ejeções de massa coronal (CME) em direção à Terra. Esse material, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), atravessou a magnetosfera da Terra (uma espécie de escudo protetor do planeta), gerando tempestades geomagnéticas e iluminando o céu com luzes coloridas. 

De acordo com a plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com, esse fenômeno foi visível em várias partes do mundo, até mesmo em áreas mais afastadas do polo norte, como a Califórnia, nos EUA, a Áustria e a Alemanha.

As CMEs são jatos lançados por explosões no Sol que liberam partículas carregadas para o espaço. Quando essas partículas atingem a magnetosfera da Terra, elas interagem com os gases da atmosfera e liberam energia na forma de luz, criando auroras boreais (no Hemisfério Norte) e austrais (no Hemisfério Sul). 

Aurora de Ano Novo fotografada em Timmins, Ontário, Canadá. Crédito: Robert Armstrong via Spaceweather.com

Leia mais:

  • Aurora e anti-aurora: qual a diferença entre ambos os fenômenos?
  • Aurora boreal laranja? Veja qual cor realmente você vê no fenômeno
  • Misteriosa aurora azul surge no céu e desafia a compreensão dos cientistas

As tempestades geomagnéticas geradas por essas colisões são classificadas pela NOAA de G1 (fracas) a G5 (extremas). Na véspera de Ano Novo, a intensidade das ocorrências foi de G1, mas aumentou para G2 na madrugada desta quarta (1º) e alcançou G3 após a chegada de uma segunda CME, por volta das 11h10 (pelo horário de Brasília).

As auroras são mais comuns nas regiões próximas aos polos, mas tempestades geomagnéticas mais fortes podem causar exibições em latitudes mais baixas, como observado nesta primeira madrugada do ano. 

Embora apresentem esse incrível show de luzes no céu, essas tempestades podem ter efeitos negativos, como afetar satélites e sistemas de comunicação, o que as torna um importante alvo de monitoramento. 

E não para por aí! O Sol iniciou 2025 com força, lançando uma nova CME em direção à Terra, que pode gerar auroras boreais na sexta-feira (3) e no sábado (4), segundo a física de clima espacial Tamitha Skov. “O Sol já tocou o Ano Novo! Uma nova tempestade solar da Região 3939 está chegando”, escreveu a especialista no X (antigo Twitter).

Confira imagens da aurora de Ano Novo pelo mundo

O fotógrafo Alex Nicodim e outros observadores do céu que comemoraram o Ano Novo na Finlândia, foram presenteados com uma impressionante exibição de aurora formada por imensos pilares de luzes verdes e vermelhas nas primeiras horas de 2025. Nicodim registrou a imagem abaixo em uma pista de esqui na cidade de Levi.

Aurora boreal de Ano Novo sobre uma pista de esqui em Levi, Finlândia. Crédito: Alex Nicodim/Instagram

Simon Rennie também conseguiu obter uma foto incrível do céu finlandês decorado com fogos de artifício e as luzes da aurora.

Aurora e fogos de artifício recepcionam 2025 no céu da Finlândia. Crédito: Simon Rennie / Reprodução X

Imagens belíssimas obtidas pela caçadora de auroras Mia Stålnacke também mostram a aurora boreal dançando ao lado de fogos de artifício Os registros foram feitos em Kiruna, na Suécia. “Como o ano novo começou aqui em Kiruna. Com fogos de artifício naturais e artificiais no céu. Eu sei quais eu prefiro”, escreveu ela no X.

O post Aurora boreal de Ano Novo encanta os céus dos EUA e da Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.