10 dicas para seu carro economizar combustível 

Economizar combustível não é nenhum bicho de sete cabeças. Com pequenas atitudes no trânsito do dia-a-dia, é possível evitar o desperdício de preciosas gotas de etanol, gasolina ou diesel que fazem a diferença no orçamento no fim do mês.

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AutoPapo selecionou algumas dicas simples de hábitos ao volante que vão fazer você economizar combustível. Confira 10 delas.

No conta-giros

shutterstock conta giros de carro em 4 mil rpm
Boa parte dos automóveis contam com indicador de troca de marca e evitar consumo exagerado

Observe qual nível de rotação em que o carro trabalha melhor. Na média, carros de entrada e compactos, em situação de pista plana, podem ter a melhor eficiência na faixa que vai das 1.800 rpm às 2.000 rpm.

Mas isso varia de modelo e motor, e as fabricantes costumam informar no manual do veículo qual é esta zona de giros ideal. Um detalhe é que manter o motor nessa faixa de rotações é uma dica para economizar até 50% de combustível, segundo os engenheiros automotivos.

Atenção à marcha correta

É fundamental estar atento ao desempenho do carro e à marca engatada. Se você estiver em quarta a uma velocidade média de cruzeiro e pega uma subida, obviamente o motor vai pedir mais força. Então, não adianta esticar aquela marcha, já que o sistema de injeção vai jogar mais combustível para “compensar” e tentar atingir a curva de torque ideal.

Isso porque a marcha correta está relacionada também com a relação peso/potência do carro, e não apenas com velocidade. Ou seja, aquela “regra” de andar sempre com as marchas maiores sem considerar o peso do veículo para economizar combustível não é uma dica, mas um mito.

Na estrada

CARRO DESALINHADO PUXANDO ALINHAMENTO
Manter velocidade constante e rotação baixa é garantia de maior eficiência

Na estrada, essa questão muda um pouco. O ideal é manter uma velocidade de cruzeiro constante, de 100 km/h por exemplo, sempre na marcha maior, ou no overdrive – use o controle de cruzeiro se o carro tiver. Nestas situações, os sistemas de injeção eletrônica se ajustam para ficar dentro do melhor consumo possível.

Freio motor

Ainda na rodovia, mas em descidas de serra, a dica para economizar combustível está em usar o freio motor. Só o fato de tirar o pé do acelerador antes da curva faz o sistema simplesmente cortar o combustível, e usar as reduções de marchas vai contribuir para a estabilidade do carro e aliviar os freios.

Ao mesmo tempo, os engenheiros e especialistas reforçam que a banguela não faz você economizar. Em ponto morto e com o carro em movimento, uma quantidade pequena de combustível ainda é injetada para manter o motor em rotação mínima.

Pega leve

sinalizacao semaforo transito vermelho duante madrugada
Semáforo no vermelho não é largada de corrida, quando o sinal ficar verde, acelere de forma moderada e gradativa

Acelerar que nem um esganado ou achar que é o Max Verstappen a cada saída de semáforo vai fazer você gastar mais combustível. Para começo de conversa, o ideal é usar ¼ do curso do pedal – quando estiver em terreno plano.

Além disso, viu o sinal vermelho ou trânsito parado à frente? Acelerar forte e frear em cima só vai fazer seu veículo beber além da conta, sem falar no desgaste extra desnecessário das pastilhas de freio. Diminua a velocidade até parar.

Pneus

ford ranger ms rt cabine dupla cinza 2024 traseira parada
Pneus devidamente calibrados reduzem o atrito e ajudam a economizar combustível (Foto: Ford | Divulgação)

Pneus descalibrados, desbalanceados, carecas e em mau estado podem fazer o automóvel consumir até 6% a mais. Veja no manual ou em indicadores dentro do carro qual a pressão correta para carga mínima ou máxima, e calibre ao menos uma vez por semana.

Tem ainda os denominados pneus chamados verdes, de baixa resistência à rodagem, que podem entrar nas dicas para economizar combustível. Eles são feitos com composto de sílica, mais leve que a borracha sintética, têm menor atrito com o asfalto e podem resultar em até 40% a mais de eficiência em termos de consumo do carro.

Start/stop

start stop
Ninguém gosta do Start/Stop, mas é fato que ele ajuda a economizar combustível (Foto: Audi | Divulgação)

O sistema é um bom aliado, então mantenha-o funcionando no seu veículo (se ele o tiver, óbvio) se você quer economizar combustível. Segundo as montadoras, no uso urbano, o equipamento que desliga e religa o carro a cada parada pode significar redução de até 10% no consumo.

Mas nada de fazer um start/stop na chave se o seu carro não tiver o equipamento. Isso vai gerar um desgaste acentuado do motor de arranque e da ignição.

Indicadores de trocas

Se o seu carro tiver esse dispositivo é outra dica para economizar combustível. Muitos modelos, em especial de entrada e compactos, têm mostradores que sugerem a hora de trocar a marcha. O equipamento faz uma leitura rápida da relação peso/potência, velocidade e carga no pedal do acelerador para indicar a hora de aumentar ou reduzir.

Ar-condicionado ainda interfere?

Hyundai Tucson 2025 interior comando do ar condicionado de duas zonas
O ventinho gelado é um conforto e tanto, mas cobra seu preço e pode elevar o consumo em até 30% se for num modelo mais velhinho (Foto: Hyundai | Divulgação)

Os sistemas de climatização estão bem mais modernos. Mesmo assim, técnicos e engenheiros garantem que o ar ainda interfere na eficiência energética do motor. Os equipamentos mais antigos tendem a aumentar o consumo entre 20% e 30%, enquanto os automáticos, em média, 15%.

Mas se você estiver na estrada a velocidades acima de 90 km/h, melhor mesmo é fechar os vidros e acionar a climatização. O vidro aberto prejudica a aerodinâmica, já que ocorre uma resistência ao fluxo de ar que vai para o interior do carro.

Manutenção

Veículo com as revisões em dia é a dica mais preciosa para economizar combustível. Faça a manutenção periódica e preventiva e obedeça, em especial, aos prazos para troca de óleo, de filtros e das velas de ignição. Esses componentes, quando desgastados e/ou sujos, vão exigir mais combustível.

Extra: Combustível

Bem, de nada adianta seguir essas regras e usar combustível de má qualidade. Gasolina batizada ou etanol com água a mais vão impactar no desempenho do automóvel e fazer o motor beber mais, além de prejudicarem a vida útil do conjunto mecânico.

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