Produto de cozinha esquecido nas prateleiras dos mercados pode voltar a ser vendido com preços mais baixos; confira

Produto de cozinha esquecido nas prateleiras dos mercados pode voltar a ser vendido com preços mais baixos; confira

Após um período de alta nos preços e escassez, o azeite de oliva, antes um produto de cozinha muito presente para os brasileiros, parece estar perdendo espaço nas prateleiras dos supermercados. A boa notícia é que essa tendência pode estar com os dias contados. A recuperação da produção europeia, principal fornecedora do Brasil, deve levar a uma queda nos preços e aumentar a oferta do produto nos próximos meses.

Produto de cozinha esquecido nas prateleiras dos mercados
pode voltar a ser vendido com preços
mais baixos; confira. (Imagem: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação)

De acordo com matéria do jornal O Globo, a seca e as altas temperaturas que atingiram a Europa nos últimos anos afetaram drasticamente a produção de azeitonas, levando a uma oferta reduzida e, consequentemente, a um aumento significativo nos preços deste produto de cozinha. No Brasil, que depende majoritariamente das importações, a alta do dólar agravou ainda mais a situação, tornando o azeite cada vez mais caro.

Azeite: produto de cozinha esquecido após super alta nos preços

Com a volta das chuvas e o restabelecimento das condições climáticas favoráveis, a produção de azeite na Europa está se recuperando rapidamente. Estima-se que a produção global deste produto de cozinha aumente em 23% na próxima safra, o que deve levar a uma queda de até 20% nos preços do produto no Brasil.

A queda nos preços do azeite importado deve trazer alívio para os consumidores brasileiros, que poderão voltar a incluir o produto em suas compras. No entanto, a produção nacional ainda enfrenta desafios, como as condições climáticas e a alta do dólar, o que pode limitar a oferta de azeites brasileiros e manter seus preços mais elevados.

A especialista Danielle Santana, colaboradora do FDR, explica como não cair no golpe do azeite falsificado.

Futuro do azeite no Brasil

A recuperação da produção europeia representa uma oportunidade para o setor de azeites no Brasil. Com a queda dos preços dos importados, os produtores nacionais precisarão se adaptar e buscar novas estratégias para se manterem competitivos no mercado.

A aposta em variedades mais resistentes às mudanças climáticas, a melhoria da qualidade dos produtos e a diversificação da oferta são algumas das ações que podem ser adotadas pelos produtores brasileiros.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.

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