Isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência e representantes é aprovada por Comissão da Câmara

Isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência e representantes é aprovada por Comissão da Câmara

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados a provou a isenção do Imposto de Renda para PCDs e seus representantes. A aprovação marca uma importante conquista dos cidadãos. Entenda melhor quem pode se beneficiar.

Isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência e representantes é aprovada por Comissão da Câmara (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Mais pessoas poderão ficar isentos da Declaração do IRPF. Um projeto que segue para votação na Câmara dos Deputados concede a isenção do imposto para pessoas com deficiência e seus representantes.

O texto aprovado é de autoria do relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), e substitui o Projeto de Lei 3834/23, da deputada Roberta Roma (PL-BA).

Benefícios para a população titulo=Conheça o Auxílio-inclusão desc=Benefício pago às pessoas com deficiência botao=Confira! sub_botao=*Você permanecerá no site atual link=https://fdr.com.br/2024/12/04/conheca-o-auxilioinclusao-beneficio-pago-as-pessoas-com-deficiencia/ imagem=https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2_dinheiro-maos-fdr-8.jpg

Conferir!
*Você permanecerá no site atual

X

Conferir!
*Você permanecerá no site atual

Isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência

  • Segundo o texto, a isenção poderá ser concedida às pessoas com deficiência – física, mental, intelectual ou sensorial.
  • Ou ainda aos seus representantes legais ou curadores, explica a Agência Câmara de Notícias.
  • A isenção deve ser aplicada aos rendimentos, desde que apresentados:
    • RG e CPF do requerente e do representante legal ou curador;
    • Documento que comprove o vínculo de dependência ou o termo de curatela; e
    • Avaliação da deficiência, nos termos Estatuto da Pessoa com Deficiência.
  • No entanto, o relator excluiu os rendimentos sujeitos à tributação exclusiva que se referem, basicamente, a ganhos em aplicações financeiras.

“Desonerar esse tipo de rendimento desvirtuaria os objetivos do projeto e possibilitaria a utilização do benefício em simulações apenas com o intuito de pagar menos imposto sobre essas aplicações”, explicou, Ribeiro.

Lembrando que mesmo com a isenção a pessoa com deficiência ou seu representante/curador ainda terá que apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

A especialista Laura alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre a isenção do IRPF, confira.

Jamille NovaesJamille Novaes

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.

O post Isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência e representantes é aprovada por Comissão da Câmara apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.