Reino Unido autoriza Ucrânia a usar armas britânicas na ofensiva dentro da Rússia

O governo britânico só proibiu o uso de mísseis de longo alcance, que precisam ficar restritos ao território ucraniano em operações de defesa. Reino Unido autoriza Ucrânia a usar armas britânicas em invasão à Rússia
O Reino Unido autorizou o governo ucraniano a usar armas britânicas na ofensiva dentro da Rússia.
A Ucrânia divulgou imagens de uma reunião entre o presidente Volodymyr Zelensky e o comando militar. O chefe das Forças Armadas anunciou a criação de um gabinete militar dentro do território russo. O general explicou que o objetivo é manter a ordem e garantir a segurança dos civis.
Desde a semana passada, as tropas ucranianas mantém posições na região russa de Kursk, depois de uma incursão surpresa. Segundo as autoridades ucranianas, os militares controlam 82 comunidades, em uma área de cerca de 1,1 mil km².
O Reino Unido declarou que as armas doadas à Ucrânia podem, sim, ser usadas em operações dentro do território russo. A declaração foi feita pelo Ministério da Defesa britânico. O porta-voz não divulgou quais tipos de armamentos britânicos têm sido usados nessa última incursão. Mas fontes do governo dizem que até tanques enviados pelo Reino Unido do tipo Challenger 2 fazem parte da ofensiva na região de Kursk. Esse modelo de tanque pesa cerca de 60 toneladas, tem blindagem contra ataques diretos e pode transportar até quatro soldados.
O governo britânico só proibiu o uso de mísseis de longo alcance, que precisam ficar restritos ao território ucraniano em operações de defesa.
Enquanto isso, a Rússia divulgou vídeos que mostram a suposta detenção de militares da Ucrânia e disse que conseguiu retomar alguns vilarejos na região de Kursk.
LEIA TAMBÉM
Soldados ucranianos arrancam bandeira da Rússia de prédio e dizem ter controle total de cidade russa
Mais uma região da Rússia decreta emergência por causa da invasão militar ucraniana

Adicionar aos favoritos o Link permanente.