Michelangelo: Gênio que impressiona até hoje

O dia 6 de março de 1475 marcou o nascimento de um gênio: Michelangelo. Ele se tornou um dos maiores artistas da história da humanidade. Veja obras de sua autoria.
Em 2/12/1512, as pinturas no teto da Capela Sistina, no Vaticano, foram exibidas ao público pela primeira vez.
O conjunto de afrescos fica na capela onde os papas são eleitos durante o conclave. A pintura no teto foi feita entre 1508 e 1512.
A imagem da Criação de Adão por Deus, com os dedos quase se tocando, foi feita em 1511 e é uma das mais reproduzidas e imitadas da história mundial.
E o Juízo Final, pintado na parede da capela entre 1535 e 1541, é um dos marcos da cultura do Ocidente. Com 13,7m por 12,2m, traz uma concepção única da justiça divina, com Cristo na parte central, entre eleitos e condenados. Mortos ressuscitam e anjos tocam trombetas. Uma composição apoteótica.
O gênio de Michelangelo já havia causado assombro outras vezes. Em 8/9/1504, a estátua de David foi exibida pela primeira vez. Dá pra imaginar o espanto das pessoas ao verem obra tão perfeita, em frente ao Palazzo della Signoria, sede do governo de Florença na época..
A escultura em mármore, de 5,17 metros de altura, representa o herói bíblico David, com uma pedra na mão (para enfrentar o gigante Golias). O corpo tem detalhes de músculos, tendões, veias pulsando (veja o detalhe na foto), que até hoje causam profunda admiração.
Hoje, David está na Academia de Belas Artes, ainda em Florença, cidade que marca o auge da arte do Renascimento, da qual Michelangelo é um expoente. A escultura é uma das mais visitadas do mundo.
Michelangelo (foto de busto) foi pintor, escultor e arquiteto, um dos maiores nomes da arte ocidental (e mundial).
Pietà – A escultura que representa Maria, mãe de Jesus, com o filho morto nos braços, foi feita em 1499 e tem tamanha delicadeza que mal dá pra acreditar ser feita de mármore.
Pietà é a única obra de Michelangelo que leva a assinatura do autor na própria peça. Está na faixa que atravessa a roupa de Maria.
A Pietà é uma das obras mais visitadas do Vaticano. E desde que sofreu um ataque em 1972, foi protegida por vidro à prova de bala. Tem 1,74 metro por 1,95 metro
A escultura de Moisés pode ser vista na Igreja de San Pietro in Vincoli, perto do Coliseu, em Roma.
Cúpula da Basílica de São Pedro – Michelangelo era tão genial que assumiu o posto de arquiteto oficial do Vaticano, em 1547. E projetou a imponente cúpula acima do altar, que chama atenção pela grandiosidade.
Tondo Doni – A pintura feita entre 1505 e 1507 leva este nome por causa do formato circular, mas também é chamada de Sagrada Família. Mistura o sagrado (Maria, José e Jesus em primeiro plano) com o profano (pessoas sem roupa ao fundo).
Tondo Doni pode ser visto na famosa e prestigiada Galleria degli Uffizi, uma das preciosidades do turismo em Florença.
Baco – A escultura do Deus do Vinho, da Mitologia Romana, foi feita entre 1496 e 1498 em mármore. Baco está acompanhado de um fauno.
A obra feita por encomenda para um banqueiro e colecionador está hoje no Museu Nacional de Bargello, me Florença.
Madonna de Bruges – Foi esculpida entre 1501 e 1504 retratando Nossa Senhora com o menino Jesus, fugindo do padrão comum. Ele está de pé, não nos braços da mãe.
Essa Madonna é a única obra de Michelangelo que saiu da Itália. Foi comprada por comerciantes de Bruges, na Béligica (daí o nome) e está na Igreja de Nossa Senhora, a principal da cidade.
Túmulo dos Medici – Os Medici foram os mecenas de Michelangelo e o túmulo da família tem obras de arte do escultor, um dos principais pontos de atração de Florença.
Piazza del Campidoglio – Como arquiteto, Michelangelo projetou esta praça (que é uma das mais importantes de Roma), todos os palácios no entorno e o pódio onde fica a estátua de Marco Aurélio no cavalo.
Michelangelo morreu em 1564, aos 88 anos, e seu túmulo é uma obra de arte projetada por Giorgio Vasari. Fica na Igreja de Santa Croce, em Florença.
Ele deixou uma obra inacabada: Pietà Rondanini retoma o tema de Maria diante da morte de Jesus. Está no Castelo Sforzesco, em Milão.
E então? O que acha da obra de Michelangelo? Como um artista pode ser tão preciso na criação de detalhes em sua obra? Figuras assim surgem raramente na história da humanidade.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.