Divórcio de prata: entenda as razões por trás da tendência que vem afetando os casais

O divórcio de prata, também conhecido como divórcio cinzento, recebe esse nome pois faz referência à idade e aos cabelos grisalhos das pessoas com mais de 50 anos que estão optando por se divorciar após décadas de casamento. Entenda por quê!

Casal assinando o documento de divórcio

Divórcio de prata é cada vez mais comum em diversos países do mundo – Foto: Getty Images/ND

Divórcio de prata em crescimento

Nos Estados Unidos, o divórcio entre pessoas com mais de 55 anos aumentou 50% entre 1990 e 2010, segundo estudo publicado no The Journals of Gerontology. Especialistas apontam que essas pessoas têm buscado uma melhor qualidade de vida nos últimos anos.

Esther Camacho, membro do grupo de trabalho Psicologia do Envelhecimento da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, disse ao El Mundo que existem algumas razões para a maior ocorrência dos divórcios de prata. Ela salienta que muitos desses casais já enfrentam problemas há anos, mas preferem esperar os filhos ficarem adultos para, enfim, se separarem.

Casal aderindo ao divórcio de prata

Muitas pessoas preferem esperar seus filhos estarem adultos para oficializarem a separação – Foto: Freepik/ND

Os fatores apontados pela especialista são: monotonia, discussões recorrentes e violência. Entretanto, outra situação pode ser o motivo de uma separação tardia, o impacto econômico.

Segundo especialistas, a situação financeira e o custo burocrático do divórcio em uma idade avançada são fatores que pesam na decisão. Para muitos, recomeçar a vida do zero pode ser um grande desafio, mas para além disso, o processo de divórcio também envolve muita burocracia, e por acomodação, muitas pessoas desistem de se divorciar.

Documento de divórcio e alianças

O divórcio de prata pode trazer alguns desafios – Foto: Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.