Acabou, e agora? Ex-candidatos a prefeito de Joinville falam de planos no pós-eleição

Para disputar uma eleição para um cargo como de prefeito da maior cidade do Estado é preciso disposição, esforço e também abrir mão de algumas atividades. A projeção gerada por uma candidatura a prefeito de Joinville, porém, também pode se transformar em incentivo para outros planos pós-eleição. Mas afinal, o que pretendem os candidatos derrotados no pleito do último domingo (6) em Joinville?

Ex-candidatos a prefeito de Joinville falam do futuro

Os quatro ex-candidatos a prefeito de Joinville já estão retomando atividades – Foto: Divulgação/ND

A reportagem do portal ND procurou Carlito Merss (PT), Luiz Claudio Gubert (MDB), Rodrigo Bornholdt (PSB) e Sargento Lima (PL), para saber os planos de cada um deles após o fim do período eleitoral. Os projetos vão desde retornar às atividades profissionais até participar mais efetivamente da vida política da cidade.

Veja os planos dos ex-candidatos a prefeito de Joinville

Carlito Merss

O ex-prefeito de Joinville desembarcou nesta terça-feira em Brasília para retomar as atividades que desempanha no Sebrae. De acordo com Merss, ele deve permanecer no órgão até, pelo menos, o final do ano, para cumprir a “missão” dada por Décio Lima: acompanhar de perto a reforma tributária.

Carlito não fecha as portas para 2026, mas defende que nomes mais jovens do Partido dos Trabalhadores ganhem projeção. Ele ainda fez uma ponderação sobre a campanha para prefeito neste ano. “Eu fiz questão de aceitar essa candidatura para acabar com uma injustiça”, afirmou.

De acordo com ele, era necessário mostrar as realizações do seu mandato entre 2009 e 2012 à população e esta empreitada o ajudou a se reconectar com a juventude da cidade.

Luiz Claudio Gubert

Nesta semana, Gubert chegou a João Pessoa (PB) para um congresso de direito administrativo. Ele seguirá dando aulas no curso de direito da Univille e da Católica de Santa Catarina, mas não perderá a política de vista.

O candidato do MDB a prefeito de Joinville nesta eleição parece ter gostado da ideia de participar ativamente da vida pública da cidade e pretende contribuir mais com as agendas partidárias.

“Pretendo participar da vida partidária mais efetivamente, tenho conversado e ainda vou conversar muito com o deputado Fernando Krelling. Já coloquei para ele que estou à disposição para a gente, com outros companheiros partidários do MDB, reagrupar e reorganizar o partido, pensando já na eleição de 2026″.

Gubert diz não ter pretensões para o próximo ciclo eleitoral, mas está à disposição do partido caso seu nome seja indicado.

Rodrigo Bornholdt

O candidato do PSB a prefeito de Joinville já está retomando as atividades como advogado, sua profissão. Ele também voltará a se dedicar aos trabalhos como cônsul honorário da Alemanha em Joinville.

Último colocado na disputa deste ano, Bornholdt não pretende abandonar a política. “Na vida pública, eu sempre estou. Não estou com mandato, mas sempre me dedicando à política com “P” maiúsculo, e não vai ser diferente agora”, disse ao ND Mais.

Sobre candidaturas futuras, porém, ele diz que será mais para frente que definirá. Neste momento, quem deve receber uma atenção especial, além das atividades profissionais, é a família e os filhos de Bornholdt.

Sargento Lima

Deputado estadual pelo PL, Lima já retornou à Assembleia Legislativa e retomou as atividades parlamentares. O portal ND Mais procurou o deputado para esta reportagem, mas, até a publicação, não houve retorno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.