Exoneração de comissionados da Assembleia Legislativa é reorganização administrativa, diz deputado Franzé Silva


Em entrevista nesta quarta-feira (9), o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), explicou que é um processo normal de reorganização administrativa a partir de orientações dadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) Assembleia Legislativa do Piauí exonera servidores em cargos comissionados
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) exonerou todos os ocupantes de diversos tipos de cargos em comissão. A exoneração foi assinada nesta terça-feira (8), mas tem efeito desde 1 de outubro de 2024.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em entrevista nesta quarta-feira (9), Franzé afirmou que esse é um processo normal de reorganização administrativa a partir de orientações dadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
“Nós estamos ouvindo cada setor, cada departamento. Nós fizemos recentemente o chamamento de concursados e esses concursados vão assumir papel dentro da Assembleia. Executar tarefas que também eram executadas por comissionados. Nós vamos ter uma redução de comissionados buscando eficiência e transparência”, disse.
Ele acrescentou ainda que recebeu a Casa com um nível de transparência de 47% e, hoje, está 84%, de acordo com os Tribunais de Contas do Estado e da União. “Isso é resultado de gestão. Queremos que a população do Piauí veja a Assembleia como uma casa respeitada e eficiente”, destacou.
Franzé Silva também falou sobre a realocação dos servidores, afirmando que essa discussão já está em andamento há um mês com diretores e chefes de departamento. “O que eu tenho solicitado é uma avaliação de eficiência de cada setor. Nós não podemos ter aqui o quantitativo de pessoas que não seja necessário e ter recursos que poderiam estar sendo aplicados em melhorias e modernização sem aplicabilidade de resultado”, disse.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ele reforçou que a intenção é garantir que o dinheiro público seja bem aplicado, mesmo que isso possa causar insatisfação entre alguns servidores. “Essas pessoas que não estão produzindo serão retiradas da folha”, completou.
Quanto à estimativa de economia nos gastos com pessoal, o deputado afirmou que deu um prazo de 10 dias. “Já passaram três dias. Então, daqui a sete dias, vão me apresentar esse quadro e nós vamos tomar as decisões”, disse.
Quando questionado sobre a natureza retroativa da exoneração, o presidente afirmou que a auditoria do Tribunal de Contas foi finalizada em agosto, e as adequações necessárias foram feitas em setembro, com a implementação das mudanças agora em outubro. “É uma casa política, e temos que ouvir a todos, mas com responsabilidade na gestão”, concluiu.
Entenda o caso
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) exonerou todos os ocupantes de diversos tipos de cargos em comissão. A exoneração foi assinada nesta terça-feira (8), mas tem efeito desde 1 de outubro de 2024. Os exonerados pela mesa diretora foram todos os ocupantes de cargos em comissão:
Direção (símbolos PL-DIR e PL-S.DIR)
Assessoramento Superior (símbolo PL-DAS)
Assessoramento Parlamentar (símbolo PL-AP-C)
Funções gratificadas (símbolo PL-DAI)
A exoneração foi assinada pelo presidente, Franzé Silva (PT), 1º secretário Marden Menezes (PP) e 3º secretário Dr. Thalles Coelho (PP). O decreto foi publicado no Diário Oficial da Alepi nesta terça-feira (8).
Veja o documento abaixo:
Assembleia Legislativa exonera funcionários em cargos comissionados
Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Piauí
Estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp e da comunidade no Telegram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.