Nova IA da Meta pode mudar a forma como nos comunicamos

A Meta anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento do SeamlessM4T, um modelo de inteligência artificial (IA) capaz de traduzir a fala em 101 idiomas diferentes.

A novidade promete revolucionar a comunicação global, aproximando-nos de um futuro com tradução instantânea.

Como funciona o novo modelo de IA da Meta?

  • Diferente dos modelos tradicionais que convertem fala em texto, traduzem o texto e, por fim, o convertem novamente em fala, o SeamlessM4T realiza uma tradução direta;
  • Essa abordagem, descrita em artigo publicado na revista Nature, reduz a ocorrência de erros e aumenta a precisão em 23% em comparação aos modelos atuais;
  • Embora o rival AudioPaLM do Google suporte mais idiomas (113), ele só os traduz para o inglês, enquanto o SeamlessM4T traduz para 36 idiomas;
  • O segredo por trás dessa capacidade multilíngue está na “mineração de dados paralela”;
  • O modelo analisa vídeos e áudios da web, correlacionando o som com legendas em diferentes idiomas, aprendendo a associar a fala ao texto correspondente.
Logo do Meta AI
Com o SeamlessM4T, a promessa de um futuro sem barreiras linguísticas parece cada vez mais próxima. (Imagem: El editorial/Shutterstock)

O SeamlessM4T também se destaca por sua capacidade de lidar com idiomas menos comuns. O pré-treinamento com milhões de horas de áudio em diversos idiomas permite que o modelo reconheça padrões gerais da linguagem, facilitando a tradução de idiomas com menos dados disponíveis.

Disponibilizado em código aberto, o modelo incentiva a colaboração e o desenvolvimento da comunidade. A Meta afirma ainda que já possui uma versão tão rápida quanto intérpretes humanos, alimentando a expectativa de uma tradução instantânea em tempo real.

Leia mais:

  • WhatsApp brasileiro: agência deve trocar app mensageiro por versão própria
  • Aprenda este truque para deixar seu WhatsApp mais pessoal
  • Meta AI: como mudar a voz na IA do WhatsApp

Apesar dos avanços, a big tech reconhece a importância dos tradutores humanos, especialmente em contextos culturais específicos e áreas como medicina e direito, onde erros podem ter consequências graves.

O post Nova IA da Meta pode mudar a forma como nos comunicamos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.