Baterista do Iron Maiden revela que não consegue mais tocar o maior clássico da banda

Em entrevista para o podcast The Washington Tattoo, Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, revelou os efeitos contínuos de seu derrame no ano passado e explicou como o mini-AVC (Acidente Vascular Cerebral) que sofreu ainda afeta sua habilidade para tocar bateria.

Ao relatar o quanto o problema comprometeu seu desempenho no palco, McBrain destacou que não consegue mais tocar, por exemplo, a canção mais ouvida da banda no Spotify, o clássico de 1983 “The Trooper” (via Loudersound):

“Não consigo mais fazer uma virada de semicolcheias indo para uma virada de fusas. O que acontece é que consigo tocar colcheias, tipo, grooves assim. Posso fazer dobras, mas quando tento tocar aquelas semicolcheias nessa velocidade, em vez de subir e descer, ela oscila da esquerda para a direita, quando começo a tocar rápido, quando tento tocar rápido. Então, tive que ajustar minhas viradas agora. Não toco mais ‘The Trooper’ porque não consigo… É a velocidade.”

É claro que “The Trooper” continua no repertório, ainda que em uma versão adaptada para Nicko poder continuar fazendo parte da banda. Ele explicou uma situação parecida durante um show recente de seu projeto paralelo Titanium Tart, quando explicou que não consegue mais tocar “Caught Somewhere In Time”, faixa de abertura do álbum Somewhere In Time (1986), como te contamos aqui:

“Quando estávamos ensaiando no ano passado para a ‘The Future Past Tour’, ‘Caught Somewhere In Time’ abriria os shows. Há uma parte no meio, é toda feita na caixa da bateria na gravação, mas eu não consigo tocar. Como vocês provavelmente notaram, aqueles de vocês que são nerds e estão na plateia dizem: ‘Ele não fez a virada na bateria’. Bem, é por isso, porque eu simplesmente não consigo fazer.”

Triste! Confira a conversa com Nicko ao final da matéria e aproveite para relembrar os dois hits citados pelo músico…

Nicko McBrain sofreu mini-AVC no início de 2023

Hoje com 72 anos, McBrain se juntou ao Iron Maiden em 1982 e gravou muitos dos principais discos da carreira do grupo. Ele estava de volta à estrada para as primeiras datas da turnê Future Past cinco meses após sofrer o mini-AVC, em Janeiro do ano passado.

Na época, Nicko precisou fazer algumas adaptações para continuar tocando com Bruce Dickinson e companhia, pois o acidente o deixou parcialmente paralisado. As mudanças nos shows chamaram a atenção dos fãs e McBrain chegou a temer por sua carreira.

Atualmente, a banda faz uma pequena pausa nos shows ao vivo, mas retornará à turnê Future Past com uma série de datas na Oceania, Ásia e Américas a partir de Setembro. No Brasil, a banda se apresentará somente em São Paulo, com shows marcados para os dias 6 e 7 de Dezembro no Allianz Parque.

O setlist da turnê é composto em grande parte por material de Somewhere In Time e do último álbum do Iron Maiden, Senjutsu, de 2021.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

O post Baterista do Iron Maiden revela que não consegue mais tocar o maior clássico da banda apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.