Presença de guia de turismo em excursões se torna obrigatória por lei em Poços de Caldas; entenda


Medida é válida desde a sanção da lei municipal na sexta-feira (9). Fiscalização será feita por secretarias e quem não cumprir estará sujeito, inclusive, a multas. Em Poços de Caldas (MG) se tornou obrigatória a presença de um Guia de Turismo Regional de Minas Gerais em grupos ou excursões de turistas no território municipal. A medida é válida desde a sanção da lei publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira (9).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Conforme a nova lei, todas as excursões organizadas por empresas de turismo ou realizadas em veículos identificados como de transporte turístico (placa vermelha ou com cadastro de prestadores de serviços turísticos) devem ser acompanhadas por um Guia de Turismo Regional.
Este profissional deve ter conhecimento comprovado sobre a mobilidade urbana de Poços de Caldas, sua história, cultura, e as características da região, além de experiência na organização de roteiros turísticos e visitas guiadas.
Durante as atividades, o guia deve portar sua ordem de serviço, crachá vigente e uniforme, e a credencial do profissional deve ser afixada de forma visível no veículo, facilitando a fiscalização por parte das autoridades responsáveis.
Cachoeira Véu das Noivas recebe turistas em Poços de Caldas (MG)
João Daniel Alves/EPTV
Exceções e penalidades
A lei prevê algumas exceções à obrigatoriedade da presença do guia, como grupos estudantis em atividade didática, eventos e visitas religiosas, além de eventos realizados pelo próprio município.
No entanto, empresas de turismo que não cumprirem a nova regulamentação estão sujeitas a advertências, multas, e até mesmo à cassação do alvará de funcionamento, em casos de infrações reincidentes.
Os valores arrecadados com as penalidades serão destinados ao Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).
Fiscalização
A fiscalização do cumprimento da lei ficará a cargo das secretarias municipais de Turismo e de Defesa Social.
O poder Executivo também é responsável por regulamentar a lei, incluindo a supervisão das atividades dos guias de turismo e a definição de valores para aplicação de multas.
Fonte dos Amores recebe turistas em Poços de Caldas (MG)
João Daniel Alves/EPTV
Guias regionais
Atualmente são 25 guias associados à Associação dos Guias de Turismo de Poços de Caldas. Há ainda outros guias credenciados no Cadastur, que não fazem parte da associação.
Geralmente nativo do local, o guia regional – também conhecido como guia local – é um profissional especializado na história e atrações de uma cidade ou região específica.
De acordo com a Cristiane Alvarenga Tomaz, Turismóloga e Guia de Turismo, ele possui um profundo conhecimento da cultura, história, geografia e geologia da área, além das leis de trânsito e dos melhores locais para refeições e entretenimento.
Este conhecimento permite que o guia ofereça uma experiência enriquecedora aos turistas, ajudando a promover o retorno dos visitantes. Em Poços de Caldas, os guias regionais são essenciais para garantir que as excursões sejam bem-sucedidas, proporcionando segurança, evitando problemas de trânsito e oferecendo uma recepção calorosa.
Além de conduzir os turistas por roteiros locais e regionais, os guias desempenham um papel crucial na valorização da cultura e história da região. A expertise do guia contribui para uma experiência positiva, que pode levar a recomendações favoráveis e ao desejo dos visitantes de retornar, por exemplo.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.