Candidatas à reitoria da UFPI desistem e lista tríplice enviada ao MEC contará com dois novos nomes; entenda processo


Além da professora Nadir Nogueira, eleita em consulta acadêmica em maio deste ano, outros dois professores substituíram as professoras Lívia Nery e Flávia Lorenne. Lista será enviada ao governo federal, que decidirá o próximo reitor da universidade. Campus de Teresina da Universidade Federal do Piauí
Andrê Nascimento/g1 PI
A Comissão Eleitoral da Universidade Federal do Piauí (UFPI) homologou, nesta quarta-feira (11), os candidatos à lista tríplice para a reitoria da instituição. Além da professora Nadir Nogueira, eleita em consulta à comunidade acadêmica em 16 de maio, outros dois professores foram incluídos: Jacqueline Lima Dourado e Marcos Antônio Tavares Lira.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
As professoras Lívia Nery e Flávia Lorenne, que participaram da consulta acadêmica, desistiram de participar da formação da lista tríplice. Assim, o Conselho Universitário (Consun) incluiu os nomes dos outros professores, que não colocaram inicialmente seus nomes à disposição, mas que apoiaram Nadir Nogueira durante o processo eleitoral.
Além dos professores Nadir, Jacqueline e Marcos Antônio, concorrem ao cargo de vice-reitor os professores Carla Verônica Rodarte de Moura, Edmilson Miranda de Moura e Waleska Ferreira de Albuquerque.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A eleição conduzida pelo Conselho Universitário da UFPI que vai definir as posições dos três candidatos na lista a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) acontecerá na quinta-feira (12), às 9h, no salão nobre da reitoria da universidade, na Zona Leste de Teresina.
Quem pode concorrer à reitoria?
Segundo o Consun, podem concorrer aos cargos de reitor e vice-reitor os professores que atendam aos seguintes critérios:
Integrantes da Carreira do Magistério Superior, em efetivo exercício;
Ocupantes dos cargos de professor titular ou professor associado, nível 4;
Portadores do título de doutor, independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado.
Ainda conforme o Consun, qualquer professor que preencha os requisitos anteriores pode se candidatar à reitoria ou vice-reitoria, mesmo que não tenha participado da consulta prévia à comunidade universitária.
Envio da lista tríplice
A lista tríplice será enviada ao governo federal e ao MEC, que decidirão o próximo reitor. A expectativa é que Nadir, escolhida pela comunidade da UFPI, assuma a reitoria, mas o ministério pode decidir por um dos outros dois candidatos.
Em 2020, o atual reitor Gildásio Guedes ficou em segundo lugar na consulta acadêmica daquele ano, mas foi nomeado reitor pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
A chapa vencedora irá administrar a universidade entre 2024 e 2028. A nova administração da UFPI vai substituir a gestão de Gildásio Guedes, que está à frente da universidade desde 2020 e cujo mandato termina no fim de 2024.
Primeira mulher eleita pela comunidade acadêmica
Nadir Nogueira é primeira professora mulher eleita para assumir reitoria da UFPI
Divulgação
A professora Nadir Nogueira foi a primeira mulher a ser eleita reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 53 anos de instituição. A vitória da candidata foi confirmada pela Comissão Eleitoral da consulta prévia à comunidade acadêmica em 16 de maio de 2024.
Nadir integra a chapa 2, com o professor e vice-reitor eleito Edmilson Moura. Ela concorreu com outras duas chapas: a 1, formada pelos professores Lívia Nery e Welter Cantanhêde; e a 3, composta pelos professores Flávia Lorenne e Viriato Campelo (atual vice-reitor da UFPI). Todas as chapas foram encabeçadas por candidatas mulheres.
A candidata escolhida pela comunidade acadêmica já ocupou duas vezes o cargo de vice-reitora da UFPI, entre 2012 e 2020, na gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.