Almirante, Alfredo Cerdeira e Dom Tiago vencem Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém


Escolas fizeram um bonito espetáculo na avenida Tapajós nas noites dos dias 8 e 9 de setembro. A apuração dos votos aconteceu na Escola de Artes, em Santarém
Gleilson Nascimento/g1
Na tarde desta terça-feira (10), ocorreu na Escola de Artes Emir Bemerguy, em Santarém, oeste do Pará, a apuração dos votos do 15° Festival de Bandas e Fanfarras. 15 escolas participaram da competição, que ocorreu nos dias 8 e 9 de setembro, na Avenida Tapajós, e disputaram nas categorias de Bandas de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Os resultados do festival foram acompanhados pelos representantes das escolas participantes, e foi muito comemorado, especialmente pelos estudantes e regentes, que dedicaram tempo e esforço aos ensaios e apresentações.
Resultados das Categorias
Na categoria Banda de Percussão, a Escola Alfredo Cerdeira, da comunidade Boa Fé, região do Lago Grande, conquistou o primeiro lugar, seguida pela Escola Pretextato da Costa Alvarenga, do município de Prainha. Em terceiro lugar, ficou a Escola Belo de Carvalho, de Santarém.
Já na categoria Fanfarra Simples, a Escola Dom Tiago Ryan, de Santarém, levou o primeiro lugar. A Escola Professora Maria Oliveira de Mendonça, de Itaituba, ficou em segundo, e a Escola de Artes Raylane Cleise, de Belterra, em terceiro.
Na categoria Banda Musical, o primeiro lugar foi conquistado pela Escola Estadual Almirante Soares Dutra. A Escola Maria de Lourdes Almeida ficou em segundo, e a Escola Frei Ambrósio em terceiro.
O professor Rosires Rocha, regente da banda de percussão da Escola Alfredo Cerdeira, expressou sua alegria pela vitória, destacando as dificuldades enfrentadas pela equipe devido à logística e ao transporte na região do Lago Grande.
“É muito gratificante, principalmente para a gente que vem da região do Lago Grande, onde enfrentamos dificuldades, especialmente com a logística, mas estamos felizes com o resultado. Ficamos em primeiro lugar, e já participamos de quatro edições, sempre alcançando o pódio. Isso nos motiva a querer fazer ainda mais”, afirmou o professor, que também mencionou que a banda já conquistou quatro títulos no festival.
O professor responsável pela fanfarra da Escola Dom Tiago Ryan também compartilhou seu orgulho pelo resultado alcançado.
“O título é fruto de muito trabalho, dedicação e esforço dos alunos. A comunidade escolar do Dom Tiago está muito feliz com essa conquista, especialmente porque resgatamos a categoria de fanfarra simples, que estava sem representatividade em Santarém”, destacou o professor Anderson Campos.
O professor Julio Eleno, regente da Banda Musical Almirante Soares Dutra, também celebrou a vitória da escola e comentou sobre o desafio que foi o ano de 2024 para as bandas escolares.
“Foi um ano muito intenso. Nós passamos por muitas provações, assim como todas as escolas. É muito difícil fazer as bandas circularem e conseguirem recursos para se manter. O Festival de Bandas finaliza uma etapa importante dessas bandas escolares, que têm como fundamento a prática musical, a educação cidadã, a preparação coreográfica e o marcial. A intensidade que vivenciamos até o início de setembro foi coroada com este evento. Não só por vencer mais um festival, mas por ver outras escolas de grande importância também apresentarem grandes trabalhos. Está cada vez mais difícil competir em alto nível porque as escolas estão melhorando muito”, afirmou Julio.
Monique Paixão, coordenadora do evento, comentou sobre a organização do festival e a qualidade das apresentações.
“Tudo saiu como planejado, as bandas estavam bem organizadas, e os jurados ficaram impressionados com o nível das apresentações. A cada ano, percebemos que as escolas estão investindo mais, o que fortalece a arte nas instituições de ensino”, afirmou.
Ela também explicou que as premiações, que incluem valores em dinheiro, serão entregues na próxima semana.
“As escolas vencedoras serão contatadas para providenciarmos o processo de premiação, que envolve algumas burocracias”, finalizou Monique.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.