Beluga, avião que se parece com uma baleia, faz pouso de emergência em Amsterdã


Modelo da Airbus foi projetado para transportar cargas especiais, como fuselagens de outros aviões, e está entre as maiores aeronaves do mundo. Avião Airbus Beluga XL fez primeiro voo e testes em 2018 na França
Regis Duvignau/Reuters
Um avião Beluga da Airbus fez um pouso não programado no aeroporto de Schiphol após declarar emergência nesta terça-feira (10).
O modelo F-GXLI, um dos dois Belugas existentes, ia do aeroporto de Saint-Nazare, na França, próximo à cidade de Nantes, em direção a Hamburgo. O pouso ocorreu normalmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A natureza da emergência não foi revelada. Segundo o site FlightRadar24, que monitora aeronaves em tempo real, no entanto, o Beluga fez uma rápida descida controlada da altitude de cruzeiro para 10 mil pés (cerca de 3.000 metros), o que indica uma possível perda de pressurização da cabine.
Beluga é o nome comercial de avião de carga da Airbus que é capaz de transportar grandes volumes, como partes de outras aeronaves.
Ele chamam a atenção não só pelo tamanho, mas pelo formato semelhante a uma baleia-branca, espécie que também é conhecida como beluga.
São dois modelos disponíveis. O Beluga ST está em operação desde 1994. Ele será aos poucos substituído pelo Beluga XL, que fez seu primeiro voo comercial em 2020.
Veja abaixo algumas das características dessas “baleias dos céus”:
Tamanho das aeronaves
Conheça o avião cargueiro Beluga ST que veio ao Brasil em julho

Capacidade máxima de carga

Performance

Veja foto dos dois modelos de aviões Beluga:
Beluga ST carrega parte de um avião A400 na Alemanha em 2010
Joerg Sarbach/AP
Avião “baleia” Beluga ST chega ao Brasil pela primeira vez.
Fabiane de Paula/SVM
Pessoas observam a chegada do avião Beluga ST em Fortaleza.
Fabiane de Paula/SVM
Pilotos comemoram o primeiro voo de testes do Airbus Beluga XL, na França, em 2018
Regis Duvignau/Reuters
O Beluga XL, o novo avião cargueiro da Airbus, é visto no aeroporto Toulouse-Blagnac após seu primeiro voo de teste de cerca de quatro horas, em Blagnac, na França
Eric Cabanis/AFP
Airbus Beluga XL perto de outros aviões em aeroporto na França
Divulgação/Airbus

Adicionar aos favoritos o Link permanente.