Reunião define estratégias de segurança para a festa do Sairé


Cada órgão apresentou o seu planejamento para atuação durante o período da festa. Reunião entre coordenação da festa e representantes de órgãos de segurança e saúde
Agência Santarém / Divulgação
Reunião com 43 representantes de órgãos de segurança pública e de secretarias municipais foi realizada na terça-feira (3) no auditório do Centro de Informações Ambientais (Ciam) para a definição de competências e estratégias para a festa do Sairé 2024, que será realizada de 19 a 23 deste mês na vila de Alter do Chão, distante 37km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Sem dúvida, a festa é um atrativo a mais para Santarém e, principalmente, Alter do Chão. Este chamado é importante para ouvir, sugerir e se necessário, adequar para em conjunto realizarmos um Sairé de paz”, enfatizou a secretária municipal de Cultura, Elisângela Pinto.
O inspetor da 5ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sidmar de Oliveira, informou sobre o rigor nas fiscalizações na área de atuação do órgão. “Nosso policiamento atuará com grande reforço no uso do etilômetro junto aos motoristas. Será uma das prioridades a serem desenvolvidas pela PRF”, destacou.
A capitã do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Graciete Queiroz, reforçou sobre as medidas atribuídas pelo policiamento militar ao Sairé. “O nosso efetivo estará em grande quantidade e seguiremos as estratégias que sempre são concluídas com êxitos, na organização, distribuição e rodízio pelo Comando de Policiamento Regional 1, o CPR-1 dos comandos (3º BPM e 35º), e o apoio do 2º Batalhão de Missões Especiais (2ª BME) e 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb) nas áreas de atuação no evento”.
O representante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), Capitão BM Roberto Oliveira, disse que a distribuição dos militares será na água, na faixa de areia e na área do evento, dentro e fora do Lago dos Botos.
“Estaremos com o nosso efetivo na proteção dos banhistas nas praias. Serão 10 militares e na prevenção no Lago dos Botos, tanto dentro e na área externa, 20 militares. Além da viatura de incêndio, lancha e teremos na vila o nosso posto para os serviços operacionais”, explicou.
Pela 16ª Seccional de Policia Civil, o delegado Erik Peterson informou que o efetivo estará atuando dentro da vila balneária no sistema de rodízio e haverá policiais no uso de lancha no rio, esse serviço em área fluvial.
Arlisson Figueira, representante do Detran/PA, informou que os serviços de barreira e móvel serão reforçados nas ações de fiscalizações na PA 457 (Rodovia Everaldo Martins). “As nossas ações terão alinhamento com a PRF, SMT e demais órgãos”, reforçou.
Participaram do encontro, os representantes da Capitania Fluvial de Santarém, os secretários municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) Joacyr Noronha, de Educação (Semed), Maria José Maia, de Agricultura e Pesca (Semap), a representante Kathiane Azevedo, Agência Distrital de Alter do Chão (ADA), Waldir Baia, de Infraestrutura (Seminfra), Daniel Simões, Finanças (Sefin), Josilene Pinto, de Meio Ambiente (Semma), João Paiva, de Mobilidade e Trânsito (SMT), Aldiciney Queiroz, Semsa/Centro de Testamento e Aconselhamento CTA, Ana Lúcia Ferreira, Semsa/Samu, de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Jean Murilo e de Turismo (Semtur), Elizário Bastos.
Além das representações da coordenação da festa do Sairé: Osmar Vieira e Jecilaine Borari, do Boto Cor de Rosa – Miguel Von e Tucuxi – Ana Ferreira, das empresas terceirizadas (ingressos/camarotes, bombeiro civil e segurança desarmada).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.