Bombeiros registram 424 ocorrências de incêndio em 24 horas em MG; VÍDEOS


Há 136 dias sem chuva, Belo Horizonte está sob alerta laranja, de perigo, devido à baixa umidade do ar. Bombeiros em combate a queimada em Barão de Cocais, região Central.
O Corpo de Bombeiros foi acionado pelo menos 424 vezes para ocorrências de incêndios em Minas Gerais em 24 horas, entre as 17h de segunda-feira (2) e as 17h desta terça (3).
Incêndio em Sabará, na tarde desta terça-feira (03), no bairro Borba Gato.
Redes Sociais
Nas últimas horas, a corporação foi chamada para combater, entre outros, focos de fogo em vegetação no bairro Jardim da Torre, em Nova Lima, na Grande BH; no bairro Frimisa, em Santa Luzia, também na Região Metropolitana; e também às margens da rodovia MG-262, no bairro Palmares, na Região Nordeste de Belo Horizonte.
Fogo em Barão de Cocais, município decretou situação de emergência.
Quando se comparam meses de chuvas intensas e meses de queimadas, é possível perceber uma diferença grande no volume de solicitações do Corpo de Bombeiros. (Veja tabela abaixo)
Chamadas recebidas em Minas Gerais
Os meses de agosto e setembro são considerados os mais críticos pela corporação por causa das queimadas. No acumulado de 4 anos, somente em agosto, foram 23.031 chamadas. O volume de demanda é muito maior em períodos de estiagem.
Somados os três primeiros meses do ano, do acumulado de 4 anos, quando as ocorrências de chuva são muito intensas no estado, o número de chamadas chega a 5.189. Quase 18 mil solicitações a menos (17.842) quando comparado apenas com o acumulado de agosto.
Há 136 dias sem chuva, a capital está sob alerta laranja, de perigo, devido à baixa umidade do ar – segundo a Defesa Civil, na tarde desta terça, o índice chegou ao nível crítico de 12%. Uma nuvem de fumaça cobriu grande parte da cidade e Região Metropolitana ao longo do dia (veja fotos abaixo).
Prejuízo Social e Ambiental
Fogo em vegetação atinge campo de futebol em Serro, no Vale do Jequitinhonha.
Em Serro, no Vale do Jequitinhonha, um campinho de futebol importante para os moradores foi atingido por queimadas. (Veja o vídeo acima)
“Estava tudo calmo e eu comecei a ouvir uns estalos. Quando cheguei na janela, vi que as chamas que estavam fora invadiram o gramado. O campinho é imporante pra gente, tem vários eventos, além dos jogos e competições e projetos sociais para crianças carentes. É lamentável ver o que aconteceu. Todo mundo ficou revoltado. Aqui tá muito seco, muito quente”, lamentou a moradora Deise Nunes.
Nuvem de fumaça cobre Belo Horizonte
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: Há 136 dias sem chuva, BH sofre com nuvem de fumaça; centro da cidade e Mineirão ficaram encobertos
Alerta laranja e baixa umidade: tempo seco deixa BH com ‘clima desértico’; previsão é de altas temperaturas
Quando volta a chover em BH? Veja o que diz a previsão do tempo
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.