Santos, SP, ocupa 1º lugar em índice de sustentabilidade entre as cidades brasileiras


Relatório de competitividade entre os municípios foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Estudo considerou 404 cidades brasileiras. Praia de Santos (SP)
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, ficou em 1º lugar entre 404 municípios brasileiros no ranking de sustentabilidade ESG, referente a 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade também ocupou a 3ª posição no levantamento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance. Em português, o termo significa Ambiental, Social e Governança, um conjunto de critérios que avalia o desempenho sobre a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), segundo o governo de São Paulo, são os 17 objetivos interligados e 169 metas de ação global para alcançar até o ano de 2030. Eles dizem respeito aos principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas, no Brasil e no mundo.
Idoso na praia de Santos, no litoral de São Paulo
Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna
Na camada ESG, Santos apareceu em primeiro lugar com média 90,56, antes de São Caetano do Sul (SP), Balneário Camboriú (SC), Campinas (SP), São Sebastião (SP), Maringá (PR), Uberlândia (MG), Jaraguá do Sul (SC), Jundiaí (SP) e São Paulo (SP), entre outros municípios brasileiros.
Já na camada ODS, com média 77,01, Santos ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para São Sebastião e São Paulo, que ocuparam a primeira e segunda posição, respectivamente.
Veja o ranking abaixo:
Camada ESG
Camada ODS

Ranking de competitividade
O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização não governamental (ONG) que busca engajar a sociedade e ajudar os municípios a enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Ela atua há 12 anos realizando projetos de educação e competitividade em mais de 100 organizações públicas, privadas e do terceiro setor, isto é, sem fins lucrativos.
Os resultados sobre as camadas ESG e ODS fazem parte do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado no dia 21 de agosto.
O levantamento, de acordo com o CLP, é uma ferramenta que utiliza métricas de sustentabilidade para apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão com foco na melhoria da gestão das cidades. Ou seja, um recurso de planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
A edição de 2024 analisou 411 municípios, com população acima de 80 mil habitantes, segundo a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Ao todo, as cidades em análise correspondem a 59,96% da população brasileira, isto é, 127,91 milhões de habitantes.
Segundo o CLP, os pesquisadores avaliaram 65 indicadores, incluindo acesso a banda larga, a telefonia móvel, educação em tempo integral, atendimento pré-natal, cobertura de atenção primária, cobertura de coleta de esgoto, cobertura vacinal, saúde, coleta de resíduos domésticos, emissão de gases de efeito estufa etc.
A metodologia do ranking foi elaborada por meio de um estudo de benchmark internacional – análise das estratégias e ações – e de literatura acadêmica especializada sobre o assunto. De acordo com o CLP, a construção contou com um tratamento de dados e ponderação dos indicadores e pilares.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.