Rio Madeira registra menor nível da história em Porto Velho


Rio Madeira atingiu a cota de 1,02 metro durante a madrugada de terça-feira (03). Apesar de ter batido a marca histórica, o nível está em oscilação por conta do fenômeno de repiquete. Seca rio Madeira 2024
Rede Amazônica
O rio Madeira atingiu a cota de 1,02 metro durante a madrugada desta terça-feira (03) em Porto Velho, de acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A medição é a menor já registrada desde que o nível do rio começou a ser monitorado em 1967.
A última vez que o Madeira tinha chegado a um nível tão baixo foi em 2023, quando atingiu 1,09 metro. Antes disso, a menor cota foi registrada em 2022, 1,44 metro.
Desde julho o Madeira vem batendo uma sequência de mínimas históricas. Nessa época do ano o rio deveria estar em cerca de 3,80 metros, ou seja: está quase três metros abaixo do esperado. Esses dados são do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológica (SipamHidro).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Velho está há três meses sem chuvas significativas. A última chuva com um volume considerável foi em 25 de maio. Desde então, foram registradas cerca de três precipitações isoladas e com volume muito baixo.
Mas o que causa essa escassez? Segundo Marcus Suassuna, dois fatores são determinantes:
🌡️ Oceano Atlântico Norte mais aquecido que o normal, e mais quente que o Atlântico Sul.
🚫 Fenômeno El Niño, que causa atrasos no início da estação chuvosa e enfraquecimento das chuvas iniciais do período.
Segundo a Defesa Civil Municipal, ribeirinhos do Médio Madeira são os mais afetados pela seca. Sem água encanada, eles dependem de poços amazônicos, que secaram com a chegada da estiagem.
Leia mais: Ribeirinhos vivem com menos de 50 litros de água por dia durante seca em RO: ‘precisa abrir um buraco no chão pra apanhar um pouquinho de água’
Vídeos mostram seca do rio Madeira em Porto Velho

Adicionar aos favoritos o Link permanente.