VÍDEO: onça-parda invade casas, sobe em portão, árvore e caminha por cidade de MT


Polícia afirma que invasão de animais no perímetro urbano é uma consequência das queimadas no estado. Animal passou por diversas casas da região
Moradores do Bairro Cidade Nova, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, foram surpreendidos após uma onça-parda aparecer pela região, na tarde desse domingo (1°). Durante o ‘tour’ pela cidade, o animal foi flagrado em cima do portão de uma casa (assista acima).
Segundo a Polícia Militar Ambiental, a onça passou por diversas casas do bairro e foi resgatada após subir em uma árvore.
De acordo com o Tenente Coronel da PM, Itamar Santos de Jesus, a invasão de animais no perímetro urbano é uma consequência da série de queimadas que estão atingindo a região.
Após o resgate, o felino, que estava com um ferimento na região do peito, foi levado para uma clínica veterinária, onde recebeu todos os cuidados necessários. O animal ficará abrigado na Sede da Polícia Ambiental de Cáceres para se recuperar da lesão e, posteriormente, deve ser encaminhado para algum recinto especializado em animais silvestres.
Circuito das cachoeiras será fechado por tempo indeterminado devido a incêndios florestais
Animal foi resgatado em cima de uma árvore
Reprodução
MT lidera queimadas
Com 24,8 mil focos de incêndios, Mato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano, conforme dados do Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.
🔎 De acordo com o Inpe, o número de focos de incêndio registrados no período de 1º a 30 de agosto de 2024 foi o maior índice para este mês nos últimos dez anos no estado. O cenário se combina com uma estiagem severa, que também atinge outras partes do país na que já é maior seca da história, segundo o Cemaden. Na capital Cuiabá não chove há, pelo menos, 130 dias.
Mato Grosso é o estado que mais queimou no Brasil em 2024
Arte g1
Na última sexta (30), o governo de Mato Grosso declarou situação de emergência no estado devido à seca e aos incêndios florestais que atingem diversas regiões do estado, especialmente o Pantanal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.