Inmet emite alerta máximo de baixa umidade para Belo Horizonte


Umidade na capital e outras 284 cidades mineiras deve fica abaixo de 12% neste domingo (1º). Alerta máximo do Inmet é válido para Minas Gerais e mais quatro estados, além do Distrito Federal
Inmet/Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de grande perigo de baixa umidade para Belo Horizonte e mais 284 municípios de Minas Gerais. O alerta vermelho começar a valer às 13h deste domingo (1º) e termina às 19h.
Segundo o instituto, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% – índice bem inferior aos 60% considerados ideais para Organização Mundial da Saúde (OMS).
O alerta indica que níveis de umidade nesse patamar geram grande risco de incêndios florestais e danos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
Com o alerta máximo de baixa umidade, as orientações, de acordo com o Inmet, são beber bastante líquido – exceto bebidas diuréticas, como álcool e café – evitar a exposição ao sol e a prática de atividades físicas, e usar hidratante para a pele e umidificadores para o ambiente.
No total, 727 cidades brasileiras estão sob aviso de grande perigo para baixa umidade. Os estados incluídos no alerta, além de Minas Gerais, são Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e o Distrito Federal.
Umidade baixa continua nesta segunda
A maior parte de Minas Gerais está sob alerta futuro de baixa umidade, de menor grau de severidade, pelo menos até as 21h desta segunda-feira (2).
O aviso amarelo – de perigo potencial – prevê umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.