14-bis: primeiro robô humanoide do Brasil é apresentado em evento da UFRJ


Criador afirma que objetivo do robô é ajudar a sociedade e o avanço científico. Uma das funcionalidades do humanoide seria prever tragédias. Robô foi criado ainda na pandemia e já está em sua 4ª versão. Primeiro robô humanoide do Brasil é apresentado em evento da UFRJ
O Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro contou com uma presença ilustre: o robô 14-bis, o primeiro humanoide brasileiro, que foi desenvolvido no RJ ainda durante a pandemia.
O evento, que teve como tema “Inteligência Artificial para o Sul Global”, aconteceu durante essa semana no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Flamengo, Zona Sul do Rio. As palestras estão disponíveis no youtube da faculdade.
O pesquisador Joel Ramos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ, exibiu sua criação. Ele foi o primeiro brasileiro a criar um robô humanoide no país e desenvolveu sozinho o software que o controla.
14-bis: primeiro robô humanoide do Brasil
Arquivo pessoal
Batizado de 14-bis em homenagem a Santos Dumont, o robô serve como uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento aplicada à educação e ao suporte a pessoas com deficiência auditiva.
Segundo Ramos, o objetivo era envolver criação científica com um serviço para a sociedade. Uma das funcionalidades possíveis para o humanoide era a previsão de tragédias climáticas em Petrópolis.
“Na minha a abordagem eu reforço a cooperação sempre. Se desenvolvermos uma cultura de cooperação e responsabilidade nas aplicações, o impacto será administrável”, destaca Ramos.
14-bis: primeiro robô humanoide do Brasil
Arquivo pessoal
Desenvolvido desde 2020, o robô está em sua 4ª versão. Com sistema de conversa conectado ao ChatGPT por um mecanismo que permite a conversa entre dois sistemas diferentes, o robô é capaz de responder a perguntas, detectar movimentos e expressões faciais.
“Na ciência e pesquisa em geral, o uso da IA potencializa o alcance do pensamento humano, e assim podemos ir mais longe, tanto na teoria quanto na parte experimental”, afirma o pesquisador.
Durante o doutorado, o pesquisador pretende incluir um sistema de tradução de libras em tempo real no robô.
14-bis: primeiro robô humanoide do Brasil
Arquivo pessoal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.