Eleições 2024: saiba como foi o dia dos candidatos à Prefeitura de São Luís


Neste sábado (31), os candidatos Eduardo Braide (PSD), Fábio Câmara (PDT), Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) apresentaram suas propostas para o tema ‘transparência nas contas públicas’ . Saiba como foi o dia dos candidatos à Prefeitura de São Luís, neste sábado (31)
Os candidatos à Prefeitura de São Luís saíram às ruas, para cumprirem a agenda da campanha eleitoral. Neste sábado (31), os candidatos Eduardo Braide (PSD), Fábio Câmara (PDT), Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) apresentaram suas propostas para o tema ‘transparência nas contas públicas’ .
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
QUEM SÃO: veja quem são os oito candidatos à Prefeitura de São Luís
PROPOSTAS: confira o plano de governo dos candidatos à Prefeitura de São Luís
Eduardo Braide (PSD)
Eduardo Braide (PSD), candidato a prefeito de São Luís
Reprodução/TV Mirante
O candidato Eduardo Braide (PSD) participou na manhã deste sábado (31) de uma carreata no bairro do Cohatrac, na capital maranhense, que reuniu eleitores e lideranças locais.
Em relação ao tema transparência, o candidato que tenta à reeleição afirmou que a transparência é o que torna a gestão mais próxima do cidadão e, como exemplo, citou a avaliação de São Luís feita Secretaria de Tesouro Nacional, que alisa as contas públicas dos municípios brasileiros.
“O órgão que analisa as contas públicas dos municípios é a Secretaria de Tesouro Nacional, que deu nota A a São Luís, a maior nota que se pode ter. Isso quer dizer que a gente tem recursos próprios da Prefeitura sendo bem cuidados, por isso, tantas obras, elevados, novos hospitais, creches de tempo integral. E, em relação à transparência, o nosso portal é nota A, segundo o Tribunal de Contas do Maranhão, a maior nota que pode receber um Portal de Transparência. Isso é seriedade na aplicação dos recursos públicos”, disse o candidato.
Fábio Câmara (PDT)
Fábio Câmara (PDT), candidato a prefeito de São Luís
Reprodução/TV Mirante
O candidato Fábio Câmara (PDT) fez, neste sábado (31), uma reunião com colaboradores de campanha para definir estratégias para os próximos dias. Durante o momento, ele conversou com apoiadores e falou sobre propostas para a cidade.
Caso seja eleito, o candidato do PDT disse que vai investir em uma versão ‘mais completa’ e de fácil acesso do Portal da Transparência do Município de São Luís, onde será bem especificado as informações sobre as contas públicas, sobre o quê e onde são gastos os recursos do município.
“Nós vamos primar pelo Portal da Transparência que é fundamental, a agenda do prefeito, a Lei Orçamentária, os balanços, a prestação de contas e aí, vamos fazer uma gestão co-participativa. O povo está conosco, acompanhando nossas ações, nós vamos na comunidade prestar contas e os conselhos vão se sentir inclusos na nossa gestão. Esse é o nosso desafio, transparência, porque se nós não fazermos isso, fica difícil atrairmos novos investimentos para essa cidade”, disse o candidato.
Franklin Douglas (PSOL)
Franklin Douglas (PSOL), candidato a prefeito de São Luís
Reprodução/TV Mirante
O candidato do PSOL, Franklin Douglas, distribuiu neste sábado (31), material de campanha na Feira da Liberdade. Durante a visita, ele conversou com eleitores e ouviu pedidos de melhorias na área.
Para o candidato, uma das propostas para melhorar a transparência das contas públicas de São Luís, é a criação de um programa de incentivo em áreas do Centro para manter a arrecadação dentro do teto. Ele prometeu, se eleito, ampliar as ferramentas de acesso da população à transparência.
“Transparência é em síntese, não roubar e não deixar roubar o recurso público. Significa montar os equipamentos do poder público de forma de todo cidadão ou cidadã possa consultar. Então, Lei de Acesso à Informação (LAI) funcionando plenamente, os acessos as contas públicas, o que está sendo feito, criar comissões de acompanhamento de licitação das obras que a gente está chamando de calo e, com isso, a população saber onde está sendo aplicado o recurso e onde está sendo efetivamente gasto o dinheiro licitado pelas empresas para fazer as obras”, disse o candidato.
Saulo Arcangeli (PSTU)
Saulo Arcangeli (PSTU), candidato a prefeito de São Luís
Reprodução/TV Mirante
Neste sábado (31), o candidato Saulo Arcangeli do PSTU, esteve na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, onde participou de um ato contra o feminicídio. Junto com apoiadores, ele fez caminhada, distribuiu material de campanha e cumprimentou eleitores.
Caso seja eleito, Saulo Arcangeli disse que uma das propostas para melhorar a transparência, seria uma mudança na forma de divulgar e fiscalizar os recursos públicos do município, melhorando principalmente a transferência das informações e das contas junto à população.
“A cidade de São Luís é uma das capitais com menor transparência, segundo o Tribunal de Contas e o Tesouro Nacional. É uma gestão que se destaca por contratos emergenciais sem licitação, o que está sendo investigado pelo Ministério Público. E a falta de transparência da administração gera problemas para a população, porque tira o recurso da saúde, da educação, do transporte, da moradia, do saneamento e da limpeza pública”, disse o candidato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.