ONS diz que apagão em São Paulo ocorreu após desligamento em subestação da Eletrobras e apura causa

Moradores de diversos bairros da cidade de São Paulo registraram falta de energia. A Avenida Paulista e ruas adjacentes, como a Alameda Santos, ficaram completamente sem luz. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão em São Paulo na tarde deste sábado (31) ocorreu após desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, da Eletrobras. O ONS também disse que investiga a causa do incidente.
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras”, afirmou o órgão em nota.
“O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível”, completou.
Moradores de diversos bairros da cidade de São Paulo registraram falta de energia . A Avenida Paulista e ruas adjacentes, como a Alameda Santos, ficaram completamente sem luz.
Por volta das 19h, a energia elétrica foi restabelecida na Avenida Paulista e também em bairros como Tatuapé, Cangaíba, Belém e Penha. Às 19h, o site do Metrô informava que todas as linhas operavam normalmente, assim como a CPTM.
Apagão atinge vários bairros de São Paulo
Houve relatos de queda de energia em várias regiões da cidade, incluindo:
▶️Zona Norte: Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves.
▶️Zona Leste: Pari, Mooca, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel.
▶️Centro: Jardins, Centro Histórico e Paraíso.
Em nota, a Enel informou que uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à empresa, afetou o fornecimento de energia para seus clientes no fim da tarde. A empresa destacou que as regiões Norte e Leste foram impactadas e afirmou estar “trabalhando com manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.