‘Me deu um desespero’, diz homem que ajudou no resgate de vítimas dos escombros de teto de igreja que desabou no Recife


Testemunha disse que alguém gritou logo após acidente e vizinhos saíram correndo para socorrer as pessoas. Funcionário do local falou que ouviu estalo antes de telhado ruir. ‘Foi desesperador’, diz homem que ajudou no resgate de vítimas dos escombros de teto de igreja que desabou no Recife
Um homem que trabalha numa creche perto do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, onde o teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição caiu na tarde desta sexta (30), disse mora perto do local e chegou logo após o desabamento e se desesperou. Ele e outros conhecidos conseguiram resgatar várias pessoas logo após o acidente.
“(…) Quando cheguei em casa, fiquei brincando com minha neta, minha filha e minha esposa, quando alguém gritou: ‘- O teto da igreja acabou de cair!’. O que pensei foi em correr e ver o que podia fazer. Me deu um desespero! Pulei a grade da igreja junto com meus amigos; a gente entrou debaixo dos escombros e tentou tirar quem a gente pode”, contou a testemunha, em entrevista para a GloboNews.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo o homem, ele e os conhecidos conseguiram socorrer cerca de 15 pessoas que estavam do lado direito da igreja, enquanto as equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros ainda não tinham chegado.
No acidente, morreram um homem de 54 anos e uma mulher de 68 anos, segundo o governo do estado. Os corpos estavam sob os escombros e entre os bancos da igreja. Ao menos, 24 pessoas ficaram feridas no desabamento, incluindo uma gestante com 21 semanas de gravidez e uma criança de idade não informada.
“A gente meteu as mãos e saiu levantando [a estrutura]. Os bancos ajudaram muito porque ficaram amparando o teto da igreja. Cerca de 40 a 60 centímetros de distância do chão. (…) A gente sabe que teve perda que vai fazer falta no morro. Tinha gente tentando se salvar, gritando: ‘- Me tira daqui que não tô conseguindo sentir minhas costas’. A gente conseguiu tirar muita gente”, disse, emocionado, o homem.
Em entrevista ao g1, um funcionário do santuário, Valdeci José dos Santos, contou que o acidente aconteceu pouco depois das 13h30, e que houve um estalo antes do do teto cair. Ele falou que se assustou e, por um momento, não soube o que fazer.
Valdeci José dos Santos é funcionário do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife.
Alice Albuquerque/g1
“A gente ouviu um estalo e viu um fumaceiro. A gente foi entender o que estava acontecendo. Jamais ia imaginar que fosse um acidente, porque a estrutura metálica é galvanizada. Até pelo projeto da estrutura. Tenho visto prédio cair abrindo, e esse não abriu, desceu com se fosse uma madeira, fragilizada, antiga. Só a perícia pode investigar e esclarecer.”, disse Valdeci José dos Santos.
O funcionário disse também que teve a iniciativa de desligar a energia das placas solares e da energia elétrica, para evitar a ocorrência de um incêndio. Também segundo Valdeci, as pessoas que estavam dentro do santuário eram da comunidade do Morro da Conceição.
LEIA TAMBÉM
Veja antes e depois de Santuário do Morro da Conceição, onde teto desabou
‘Vi minha casa tremer’, diz mulher que presenciou desabamento de teto do santuário
Vídeo mostra desabamento de teto do Santuário Nossa Senhora da Conceição no Recife
Lula lamenta mortes após desabamento de telhado de igreja no Recife: ‘Tragédia’
Cláudia Gomes, que trabalha no Bar da Geralda, bem em frente ao santuário, disse que correu para ajudar as pessoas que estavam dentro do templo. “Fui ajudar as pessoas que estavam colocando as crianças pela janela. Peguei a criança e voltei para pegar soro, luva e algodão e fui ajudar as pessoas que estavam lá. Tinha três pessoas no chão com sangramento e uma senhora. A gente ajuda no que a gente pode fazer”, disse.
Teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição desabou no Recife
Reprodução/GloboNews
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.