Notícias da Semana: catarinenses entre mortos em queda de avião, Lula em SC, fóssil raro e mais

A última semana foi marcada por uma série de acontecimentos relevantes em Santa Catarina. Entre os principais destaques estão: a trágica queda de um avião em Vinhedo (SP), que resultou na morte de quatro catarinenses; a visita do presidente Lula à região para a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis; a descoberta de um fóssil que chamou a atenção da comunidade científica; e a condenação de Fátima de Tubarão por sua participação nos ataques de 8 de janeiro.

Avião cai em Vinhedo e deixa 62 mortos – Foto: Reprodução/ND

Notícias da Semana

Abaixo, fique bem informado sobre os principais acontecimentos em Santa Catarina com o Notícias da Semana ND Mais.

Catarinenses estão entre vítimas de queda de avião em Vinhedo

Ao menos quatro catarinenses estão na lista de passageiros do avião que caiu em Vinhedo e matou 62 pessoas, no interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira (9). As vítimas são:

  • Diogo Boeira Ávila, farmacêutico, de 42 anos;
  • Paulo Henrique da Silva Alves, engenheiro sanitário, de 39;
  • Rafael Fernando dos Santos, servidor do Ministério Público de Santa Catarina, de 41;
  • Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, filha de Rafael.

Rafael dos Santos e a filha, Liz, tinham como destino Florianópolis, onde passariam juntos o dia dos pais – Foto: Redes Sociais/ Reprodução/ ND – Foto: Redes Sociais/ Reprodução/ ND

Contorno Viário em Florianópolis: Lula entrega megaobra em retorno a Santa Catarina

Apontado nos últimos anos como a maior obra rodoviária do Brasil e da América Latina, o Contorno Viário de Florianópolis foi inaugurado na sexta-feira (9), com presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula durante inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ ND

Peregrinos encontram fóssil de aproximadamente 270 milhões de anos em SC

Um fóssil raro de aproximadamente 270 milhões de anos foi encontrado em Major Vieira, no Planalto Norte catarinense, durante uma caminhada religiosa. O achado surpreendeu um grupo de peregrinos que percorria mais de 130 quilômetros pelo interior da região. Mais tarde, eles descobriram que se tratava de uma antiga conífera, ancestral dos pinheiros e outras espécies.

Artefato era uma antiga conífera e foi doado para escola em SC – Foto: Divulgação/ND

STF forma maioria e Fátima de Tubarão é condenada a 17 anos de prisão

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal condenou Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão, por envolvimento nos ataques à Praça dos Três Poderes, em de 8 de janeiro de 2023.

Ministros votam por condenação de Fátima de Tubarão por participação nos atentados de 8 de janeiro – Foto: Reprodução/ ND

O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes, que estipulou pena de 17 anos ao constatar que a ré “participou ativamente e concorreu com os demais agentes para a destruição dos móveis que ali se encontravam”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.