Recorde de frio: Campos do Jordão registra mínima de -2,3ºC neste domingo (11) e tem a madrugada mais fria do ano


Essa é a primeira vez no ano que a cidade mais alta do país, conhecida como a Suíça Brasileira, marca temperaturas negativas. Bragança Paulista e São Luiz do Paraitinga também bateram recorde de frio. A frente fria deve seguir ao longo desta semana. Paisagem branquinha, coberta por geada em Campos do Jordão, neste domingo de Dia dos Pais.
Maria de Lourdes/Vanguarda Repórter
Com temperaturas negativas e geada, Campos do Jordão, cidade mais alta do país e que fica na Serra da Mantiqueira, registrou a madrugada mais fria do ano neste domingo (11). Os termômetros chegaram a registrar -2,3ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
A queda brusca na temperatura é resultado da chegada de uma frente fria, que trouxe ventos fortes e geada para a região. Até então, o dia mais frio do ano na cidade havia sido o dia 30 de maio, quando as temperaturas mínimas chegaram a 1,1ºC em Campos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Pela primeira vez no ano, a cidade – conhecida como a Suíça Brasileira e que tem o frio como atrativo turístico – teve temperaturas negativas. A mínima de -2,3ºC foi atingida por volta das 6h.
Ao longo da noite e da madrugada, as temperaturas ficaram muito baixas na cidade, variando entre -0,8ºC e índices menores, até atingir o recorde de -2,3ºC.
Com o amanhecer, as temperaturas começaram a subir, mas, por volta das 7h, a cidade ainda seguia com mínimas negativas, com os termômetros na casa dos -0,1ºC e a paisagem estava ‘branquinha’, coberta pela geada.
Em São Bento do Sapucaí, cidade vizinha de Campos do Jordão, o frio também foi marcante e a geada se fez presente. Carros amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo, veja:
Geada em carro na cidade de São Bento do Sapucaí, neste domingo (11).
Evaldo Castro Rosa/ Vanguarda Repórter
A condição de geada estava na previsão emitida pelo Inmet no último sábado (10). As geadas são fenômenos naturais que costumam formar uma camada fina de gelo sobre plantações, podendo levá-las, inclusive, à morte.
Os episódios de geadas são comuns nas regiões Sul e Sudeste do Brasil em dias que a temperatura se aproxima de 0°C ou menos.
Na região, apenas Bragança Paulista, Campos do Jordão, Cachoeira Paulista, São Luiz do Paraitinga e Taubaté possuem estações meteorológicas do Inmet para medição de temperaturas mínimas e máximas. Os dados de cada estação são equivalentes aos dos municípios vizinhos. Veja as mínimas registradas em cada cidade:
Bragança Paulista: 4,8ºC, às 8h
Campos do Jordão: -2,3ºC, às 6h
Cachoeira Paulista: 8,3ºC, às 7h
São Luiz do Paraitinga: 4,9ºC, às 8h
Taubaté: Os dados não foram compilados pelo Inmet, por instabilidade na estação.
Com esses registros, além de Campos do Jordão, as cidades de Bragança Paulista e São Luiz do Paraitinga também bateram recorde de dia mais frio do ano. Antes, a menor temperatura registrada em Bragança era de 9,6ºC, no dia 31 de maio, e em São Luiz de 7ºC, no dia 24 de julho.
Frio em Campos do Jordão
TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.